UFPE terá 'botão do pânico' para proteger estudantes

Mecanismo poderá ser utilizado por qualquer pessoa que se sentir insegura no Campus Recife

por Nathan Santos qua, 04/05/2016 - 18:24

A tecnologia será uma das principais armas contra a violência na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir de junho, o Campus Recife da instituição de ensino terá um novo equipamento de segurança. Com dez metros de altura, o Kule 360 é um totem que busca juntar tecnologias de imagem, áudio e iluminação, bem como um drone e um ‘botão do pânico’.

O equipamento conta com 11 câmeras, iluminação de LED com alcance de 500 metros, além de recurso de áudio para captar e emitir sons. Um dos mecanismos mais curiosos, o botão de pânico, poderá ser acionado por qualquer pessoa em qualquer situação de perigo. De acordo com a Federal, o aparelho foi adaptar para ser compatível com o programa de gestão Security Center.

“Se uma pessoa estiver andando no Campus e por alguma razão se sentir ameaçada, ela poderá se dirigir ao aparelho e apertar o botão de segurança. O Kule 360 é totalmente integrado com a central de seguranças”, explicou o superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento.

Segundo a UFPE, o totem ficará em uma área próxima ao Centro de Artes e Comunicação (CAC). O objetivo é que ele monitore o espaço que vai do Colégio de Aplicação (CAp) até a Área 2, bem como a Avenida dos Reitores deverá ser contemplada.

Produzido pela empresa pernambucana Banksystem, o Kule 360 será testado por 90 na Universidade sem custos. Sua produção rendeu a companhia pernambucana cerca de R$ 200 mil. Após as fases de testes, caso o aparelho seja aprovado, ele será doado à UFPE. Além disso, novas unidades poderão comprar o totem através de licitação a partir do momento que a máquina entra em linha de produção. “Havendo a aprovação e certificação do aparelho, ele será doado a Federal. Nós pretendemos adquirir outros através de licitações”, garantiu o superintendente.

COMENTÁRIOS dos leitores