Professora da Unama lança livro baseado em tese premiada

Lançamento de “Comunicação e Trabalho Infantil Doméstico: política, poder, resistências”, de Danila Cal, foi marcado por mesa-redonda no auditório David Mufarrej

sex, 19/08/2016 - 17:50
Julyanne Forte/LeiaJáImagens Livro de Danila Cal é baseado em tese premiada nacionalmente Julyanne Forte/LeiaJáImagens

Nas casas de classe média e alta, o trabalho doméstico é realizado quase que exclusivamente por mulheres. Essa é a ocupação de 5,9 milhões de brasileiras, o equivalente a 14% do total das ocupadas no Brasil. Mas a discussão sobre a realidade vivida por elas no âmbito privado ainda é restrita, ainda mais quando envolve o trabalho infantil doméstico.

A questão foi discutida na quarta-feira (17), no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia (Unama), no lançamento do livro “Comunicação e Trabalho Infantil Doméstico: política, poder, resistências”, fruto da tese de doutorado da professora Danila Cal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O trabalho, adaptado para publicação pela Editora da UFBA, recebeu o prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela, da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. A pesquisa foi baseada na análise da repercussão do trabalho infantil doméstico na mídia paraense e em estudo de grupos focais com atoras envolvidas na questão.

Estudantes e professores se reuniram para prestigiar o lançamento do livro e participar de mesa-redonda que debateu o trabalho doméstico infantil. “É muito emocionante. Eu nunca esperei que fosse escrever um livro e ainda mais esse livro ser premiado, e que eu ia ter a oportunidade de não só divulgar o conhecimento que eu adquiri estudando, fazendo o mestrado, doutorado, mas também dar voz para um grupo tão especial de meninas e mulheres que são as envolvidas com o trabalho doméstico”, disse Danila Cal.

“Tenho muito orgulho disso. De, no meio do meu trabalho, da pesquisa que eu realizei, dar voz a esses sujeitos sem voz. Sem voz não porque não têm o que dizer, mas por conta do pouco espaço que é destinado a eles na cena pública”, disse a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama.

Aprendizado - Muitos alunos compareceram ao evento. Para a professora, é importante que eles participem de momentos como esse. “Eu acho que os alunos têm muito a ganhar com esse momento porque eles podem ver como a pesquisa científica é algo prazeroso, algo que pode dar retorno não somente na academia, não só para pensar teorias como também para pensar realidades e formas de combater injustiças”, explicou.

Além dos alunos da graduação, orientandos da professora participaram do evento, como a mestranda Amanda Luna. “A Danila é uma professora muito dedicada, o trabalho dela é muito comprometido. Ela não está escrevendo para a academia, está escrevendo para as pessoas, para que o trabalho tenha um alcance maior, saia daqui e que seja um legado, que fique como uma história a ser pensada, para a gente começar a ver de forma diferente”, disse. 

Com informações de Mirelly Pires e Julyanne Forte.

COMENTÁRIOS dos leitores