Saiba como fazer currículos dos tipos Vitae e Lattes

Especialistas revelam o que é essencial na hora de criar currículos. Documentos deixam a primeira impressão dos candidatos nos processos seletivos

por Clara de Holanda ter, 23/08/2016 - 14:50
Pixabay Produção de currículos ainda gera dúvidas nos candidatos Pixabay

O currículo é a primeira impressão que o profissional passa para uma empresa e pode ter caráter eliminatório. A elaboração correta é essencial para que o candidato se destaque na vaga desejada e seja contratado. Infelizmente, muitos profissionais ainda têm dúvidas de como elaborar corretamente o currículo.

A diretora da JBV Soluções em Recursos Humanos, Vanci Magalhães, afirma que recebe diariamente currículos faltando informações essenciais "Recebo muitos currículos sem dados para contato, endereço, vaga pretendida e faltando até o nome. Isso dificulta na hora de contatar o candidato e acaba custando a vaga no processo seletivo", explica Vanci. Confira a seguir um modelo elaborado a partir das dicas passadas pela diretora da JBV.

Além do currículo tradicional, existe um documento mais elaborado. O professor Claudemir Inácio, do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica que o Lattes é um currículo público de pesquisadores em geral e de alunos de mestrado ou doutorado. Ele faz parte da plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Nele é necessário que sejam anexados documentos que comprovem as informações dispostas. Veja um passo a passo explicando como deve ser feita a inscrição na plataforma do CNPQ

Embed:

“O currículo comum (Vitae) é menos denso, mas tanto ele quanto o Lattes mostram para quem vai ler o que o profissional tem produzido. O mais importante é que o candidato seja honesto quanto as suas qualificações e dê informações precisas”, reforçou o professor Claudemir.

LeiaJá também

--> Veja os 10 erros mais cometidos nas entrevistas de emprego

--> Programa de Trainee abre vagas para São Paulo e Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores