Enem 2016 terá coleta de dados biométricos

De acordo com o MEC, nos dias da prova os candidatos deverão cadastrar as suas digitais

por Giorgia Wolf qua, 19/10/2016 - 17:10
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Tecnologia também é utilizada entre eleitores Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (19), em coletiva de imprensa, o Ministro da Educação (MEC) Mendonça Filho e a atual presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, divulgaram detalhes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São informações como realização das inscrições, locais de prova e a grande novidade: cadastramento da biometria.

De acordo com o MEC, o Enem deste ano conta com 8.627.195 inscrições confirmadas, e mais de 655 mil pessoas estão envolvidas na realização. São Paulo é o estado com o maior número de inscritos, sendo 1.404.362 milhão de inscrições confirmadas. Ainda segundo o MEC, a coleta biométrica será na entrada dos candidatos para a prova, que deverão cadastrar as suas digitais para preservar a segurança do Exame.  Além disso, o cartão de confirmação com os locais de realização das provas do Enem 2016 também pode ser consultado pelo aplicativo do Inep.

As provas serão distribuídas em 1.727 municípios, em 77 mil malotes. Dentre os participantes com necessidades especiais, 32% têm deficiência física e 16% têm baixa visão. Mais de 7,5 mil gestantes farão o Exame e terão atendimento específico.

LeiaJá também

--> Enem será cancelado nas escolas ocupadas, diz MEC

COMENTÁRIOS dos leitores