PM negocia desocupação de escola referência no Recife

A unidade de ensino está ocupada desde esta segunda-feira (8) por 30 alunos acampando na instituição

por Giorgia Wolf ter, 08/11/2016 - 14:35

A Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte, localizada em Apipucos, na Zona Norte do Recife, ocupada nesta segunda-feira (7) por 30 estudantes, foi cercada pela Polícia Militar na manhã desta terça (8). A unidade de ensino é a primeira escola pública estadual no Recife a entrar na lista do movimento estudantil contra a PEC do Teto dos Gastos (PEC 55).

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), o objetivo do grupo é chamar atenção para os riscos que a PEC 55 traz a toda sociedade, além da reforma do Ensino médio e dos problemas da unidade de ensino, que, mesmo sendo integral, apresenta várias deficiências na estrutura e na merenda. O SINTEPE apoia o movimento e enfatiza que a luta dos estudantes é legítima na constante busca por direitos básicos como é a educação.

Antes de anunciar a ocupação, os jovens procuraram participar das atividades com os representantes de outras instituições que também estão ocupadas pela mesma causa. Os jovens informaram que durante toda a ocupação serão realizadas oficinas culturais, aulas excepcionais e bazar para os alunos e para a comunidade próxima ao colégio.

Segundo um aluno do movimento estudantil, que preferiu não se identificar, estiveram no local representantes da PM, da Secretaria de Educação e dos Direitos Urbanos, o Deputado Edilson Silva (Psol) e representantes do SINTEPE. Existe uma reunião prevista com a secretaria da escola, mas ainda sem data e hora marcada. A negociação de desocupação da escola segue na tarde desta terça-feira e as aulas foram liberadas para os estudantes. Em conversa pelo telefone, o coordenador do 11º Batalhão da Polícia Militar 17 de Agosto disse ao LeiaJá que uma nova visita está prevista ao término do horário dos estudantes. 

A Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte, no último balanço realizado pelo Ministério da Educação, se classificou entre as 20 melhores escolas públicas de Pernambuco, atingindo a 17º posição com a pontuação de 522,12 no Exame Nacional do Ensino Médio em 2015. Foi divulgado o desempenho de 14.998 escolas que tiveram pelo menos 10% dos seus alunos participantes do Enem e a média geral delas nas quatro provas objetivas.

LeiaJá também

--> Senado inicia debate sobre PEC do Teto de Gastos

--> Temer critica ocupações e falta de conhecimento sobre PEC

--> Presidente do TRE-PE elogia estudantes das ocupações 

--> Um dia em uma universidade ocupada

COMENTÁRIOS dos leitores