UFRPE divulga mudanças no ônibus Circular

Veículo é utilizado por estudantes do Campus Dois Irmãos da Universidade

por Nathan Santos qui, 16/03/2017 - 18:30

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (16), sobre alterações no ‘Circular’, ônibus que faz o transporte dos estudantes do Campus Dois Irmãos, no Recife. De acordo com a instituição de ensino, a ideia é melhorar o serviço de mobilidade, a partir da organização das paradas e horários.

O primeiro percurso proposto é das 7h às 15h, enquanto que o segundo tem o horário das 15h às 18h. Também há uma terceira sugestão, com viagens das 18h ás 21h50. Segundo a UFRPE, os novos itinerários começarão na próxima segunda-feira (20), em caráter experimental.

No comunicado divulgado, a Universidade explica que recebeu críticas e sugestões dos usuários. Ao longo dos anos, os trajetos, de acordo com a UFRPE, passaram por mudanças para garantir a boa mobilidade de todos os passageiros. Confira, a seguir, o comunicado na íntegra: 

O Circular, no Campus Dois Irmãos, foi criado pela atual gestão no final de 2012 e implantado, de forma definitiva, a partir de 2013. A primeira versão do itinerário e das paradas foram discutidas, à época, com o movimento estudantil. Após alguns meses de implantação, foram realizados alguns ajustes de itinerário, horários e paradas para melhorar o seu funcionamento.

No ano passado (2016), a administração superior sugeriu a implantação de dois itinerários diferentes - um até às 15h e o outro após esse horário - para aproveitar o contrafluxo do trânsito na Rua Dom Manoel de Medeiros, a fim de se evitar o engarrafamento da respectiva via, e, com isso, não aumentar o tempo do trajeto do circular. 

Em todos esses momentos, a definição das paradas foi realizada buscando-se garantir a maior agilidade do Circular, a segurança dos usuários e principalmente o interesse coletivo da comunidade. Nesse sentido, evitou-se o procedimento da subida e descida dos usuários em qualquer ponto do trajeto, mantendo sempre as paradas estabelecidas. A administração acredita que a subida e a descida em qualquer ponto, apesar de poder trazer benefícios individuais, prejudicaria o coletivo com o aumento do tempo do trajeto do circular.

Neste momento, a partir de sugestões e críticas recebidas dos usuários, e visando à melhoria do serviço a nossa comunidade, a administração da UFRPE propõe, em fase experimental, três novos itinerários, bem como a inclusão de duas novas paradas a partir desta segunda-feira (20/03).

COMENTÁRIOS dos leitores