Calouros de Terapia Ocupacional recebem jalecos

Cerimônia na Universidade da Amazônia (Unama) marca a fase em que os acadêmicos iniciam matérias práticas no curso

seg, 17/04/2017 - 16:02

Os calouros do curso Terapia Ocupacional participaram, na última quarta-feira (12), da Cerimônia do Jaleco. O evento representa o início da trajetória dos acadêmicos e reuniu os graduandos, familiares e docentes da Universidade da Amazônia (Unama).

Durante a cerimônia, os jalecos são vestidos pelos alunos e, em seguida, é realizado um juramento. Os alunos também conheceram mais sobre a história do uso do jaleco e a importância da vestimenta no ambiente de estudos e trabalho. De acordo com a professora Sabrina Queiroz, o jaleco simboliza a área da saúde e, na cerimônia, os calouros puderam se introduzir ainda mais no curso. “O jaleco é o símbolo que vai ser usado no dia a dia, nas atividades práticas. A cerimônia mostra a grande responsabilidade que o estudante tem, logo nos primeiros semestres, de cuidar da saúde de seus pacientes e da sua própria com o uso correto do jaleco”, ressaltou a docente.

Para a professora Ana Paula Colares, a Cerimônia do Jaleco é mais um momento de conexão dentro do curso: “Todos são imprescindíveis na constituição da saúde com qualidade”. Sobre o jaleco, a professora afirmou ser um rito de passagem. “Trata-se de um ritual importante que simboliza a vida acadêmica do aluno de saúde bem como para o conhecimento do uso do jaleco como um equipamento de proteção individual”, acrescentou.

Após o juramento, os calouros foram convidados para se reunir em frente ao palco, onde se encontravam os professores do curso. Em uma sessão de fotos, se confraternizaram e fizeram muitos pais se emocionarem. “É um sonho realizado. O sonho dela sempre foi trabalhar com algo relacionado à saúde. Minha afilhada está empenhada em ser uma excelente terapeuta, sonha em ser uma pessoa que cuida”, afirmou Diana Lucia Silva, madrinha de Cynthia Santos, caloura de Terapia Ocupacional. “É interessante escutar de pessoas experientes a importância e os desafios da profissão, porque Terapia Ocupacional é isso, é lidar com a melhoria das pessoas. Espero conseguir um conhecimento incrível porque a Unama está sendo maravilhosa. Esta cerimônia é um ritual onde eu vejo minha passagem de acadêmica para vida profissional. Um dia lembrarei desse evento, onde consegui meu primeiro jaleco, o jaleco que a universidade me presenteou”, garantiu Cynthia.

Outras cerimônias também ocorrerão no auditório do campus Alcindo Cacela no dia 18. Nos dias 19 e 20 será no campus Ananindeua.

Por Márcio Harnon Gomes. Com apoio de Márcio Monteiro Ribeiro.



COMENTÁRIOS dos leitores