Professora cria projeto e reduz obesidade de alunos

Os resultados alcançados renderam a Elaine Cristina Benteo uma indicação ao Prêmio Professores do Brasil

por Lara Tôrres seg, 29/05/2017 - 10:43
Divulgação MEC A parceria com agricultores gerou a implantação de hortas orgânicas Divulgação MEC

Uma professora da rede municipal de ensino de Marilena, interior do Paraná, foi indicada ao Prêmio Professores do Brasil de 2017, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), pelos resultados de um projeto criado por ela para reduzir os índices de obesidade de alunos e pais da comunidade escolar. Elaine Cristina Benteo ensina matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nelson Ângelo Rech, e percebeu, durante uma aula de grandezas e medidas, que a maioria dos alunos estava acima do peso.

“Para que compreendessem os cálculos de massa, fizemos a pesagem de todos eles e os resultados na balança me assustaram”, diz a professora. Elaine conversou com uma equipe de pesquisadores para tirar dúvidas a respeito da sua constatação e, após um estudo da turma, ficou comprovado que a maior parte dos estudantes estava na faixa da obesidade. Assim, foram marcadas reuniões com pais, funcionários da escola, agricultores familiares e agentes de saúde com o objetivo de encontrar soluções para o problema. 

Mudança de atitude

A professora Elaine conta que houve uma grande mobilização em torno da mudança dos hábitos alimentares e das rotinas dos alunos e de suas famílias. Os agricultores ajudaram a criar hortas orgânicas e as crianças passaram a ter aulas sobre a importância dos nutrientes e mais atividades físicas e esportivas no currículo escolar. 

Uérida Scotta é mãe de Rafael, aluno da escola, e conta que o cardápio de toda a família mudou. “Eu e meu marido também aprendemos muita coisa por causa desse trabalho da professora Elaine. Antes, a gente comia muita massa e tomava refrigerantes. Agora, é só no final de semana e olhe lá. Nosso cardápio abriu lugar para mais verduras e legumes”.

*Com informações do Portal do MEC

LeiaJá também 

--> Falta de cirurgia bariátrica mata até 45 mil por ano

--> Escolas públicas terão ações de promoção à saúde

--> Em dez anos, obesidade cresce 60% no Brasil

--> Brasil assume compromisso com a Década da Nutrição

COMENTÁRIOS dos leitores