Palestra aborda o feminismo à luz da Ciência Política

Ex-aluna de Jornalismo da Unama, doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raíza Sarmento falou sobre a importância da pesquisa acadêmica na área

qui, 13/07/2017 - 15:27

Na última sexta-feira (7), a Universidade Federal do Pará (UFPA) promoveu palestra sobre estudos feministas de mídia e política, ministrada pela doutora em Ciência Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-aluna de Jornalismo da Unama Raíza Sarmento. O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (COMPOA), que tem como uma de suas linhas de pesquisa o feminismo. Raíza tratou de temas como o movimento feminista e como é abordado pelos jornais, a representação das mulheres na política, entre outros.

A pesquisadora está de férias em Belém e foi convidada para o evento pela professora Danila Cal, do PPGCOM, líder do COMPOA e ex professora de graduação de Raíza. ”A Danila Cal foi minha professora na Unama e uma das primeiras pessoas que me fez gostar da vida acadêmica e pesquisa. Sabendo da existência do grupo e da possibilidade dessa reunião, a gente conversou de trazer um tema que fosse afim para as pesquisas que ela também trabalha”, explica. Ela também fala como surgiu o interesse em seguir os estudos políticos e de sua transição da Comunicação para a área política. “Eu fui para a Ciência Política para tentar entender algumas lacunas que a comunicação colocou enquanto questões teóricas importantes. Isso não quer dizer que pessoas da Comunicação não possam pesquisar isso na Comunicação, é muito importante que pesquisem, mas eu queria muito entender, e é nessa pegada da Ciência Política, como é que algumas instituições funcionavam a partir da ótica do gênero“, revela Raíza.

Sobre o evento, a especialista deu destaque à importância de voltar para o Pará e compartilhar o que produziu, além da pertinência das questões discutidas com a plateia. “Sou uma pessoa que veio do interior do Pará. Acho que é muito importante você compartilhar pro lugar que você veio. Fiquei muito feliz com as questões. Os estudos feministas de mídia e política são um caminho de pesquisa que, pelo que eu vi aqui, podem ajudar muita gente, gerar muitas pesquisas”, finaliza.

Nathalia Fonseca, formada em Multimídia, participou da palestra como ouvinte e gostou bastante do tema, que está relacionado com o seu objeto de pesquisa de mestrado. Ela conta que já conhecia a palestrante de um minicurso do qual participou no ano anterior também sobre feminismo e que por isso não quis perder este. “Eu achei sensacional. A Raíza sempre traz questões muito pertinentes do feminismo na atualidade. A pesquisa dela tem muito corpo porque ela tem todo um embasamento histórico pra discutir o que tá acontecendo agora, nesse momento, no feminismo. E ela sempre tem essas sacadas de colocar possíveis pesquisas e eu acho isso muito legal. Quando a gente tá meio perdido, acaba se prendendo nisso, nessas possibilidades que ela abre com esse leque de possíveis pesquisas, unindo gênero e comunicação”, afirma Nathalia.

Por Karolina Pavão.



COMENTÁRIOS dos leitores