Unama premia alunos com nota máxima no Enade

Cursos de Serviço Social e Estética e cosmética atingiram as maiores médias no exame de avaliação de desempenho do Ministério da Educação (MEC)

seg, 07/08/2017 - 16:39

A Universidade da Amazônia (Unama) teve excelente desempenho na avaliação dos cursos de graduação, de acordo com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Em destaque, os cursos de Estética e cosmética e Serviço Social da universidade conquistaram nota máxima no exame. No último sábado (4), a Unama realizou uma premiação, no auditório David Mufarrej, do campus Alcindo Cacela, para os alunos que atingiram as maiores notas nos respectivos cursos.

Foram premiados 13 alunos de Serviço Social e uma aluna do curso de Estética e cosmética. A coordenadora do curso de Serviço Social, Fábia Miranda, disse que o desempenho dos alunos é resultado de todo o trabalho realizado dentro do curso. Segundo Fábia, as iniciativas da universidade e dos próprios alunos contribuíram para o resultado. “Eu me sinto muito honrada da gente ter um número de 13 alunos sendo premiados de um total de 93 que foram fazer a prova. Esses alunos que hoje estão aqui são alunos que tiveram bom rendimento acadêmico, que foram frutos de projetos de extensão, participaram de projetos de pesquisas e publicaram artigos. Ou seja, eles têm toda uma trajetória de formação, são alunos que de fato estavam preparados”, afirmou a coordenadora.

A coordenadora explicou que os alunos passaram por um processo de conscientização sobre a importância do Enade. Ao longo do curso, professores estimularam diariamente os alunos convocados para o exame do MEC. “O momento da preparação foi um envolvimento não só dos professores do curso de Serviço Social, mas também de outros cursos, como História e Relações Internacionais. Os professores contribuíram imensamente. Nos últimos três meses, os alunos tinham aulas todos os dias de segunda a sexta”, destacou Fábia.

Em sua primeira participação no Enade, o curso de Estética e cosmética da Unama conseguiu consolidar nota máxima. “O curso todo está em festa. É a primeira vez que o curso de Estética faz o Enade, e já tendo uma premiação como essa é maravilhoso. Essa nota veio consolidar o nosso curso, mostrar o valor que ele tem, e isso vai ter uma repercussão nacional em relação à regulamentação do profissional de Estética”, disse Beth Rodrigues, coordenadora do curso de Estética e cosmética da Unama.

A ex-aluna de Serviço Social da universidade e recém-formada Fábia Duarte foi uma das premiadas. A assistente social disse que já colhe os frutos da graduação e da preparação que teve durante o Enade. “Foi fundamental a minha preparação para o Enade. Eu já era apaixonada pela instituição em que eu estudava. Nesse processo, então, o sentimento cresceu mais ainda. Hoje, apesar do pouco tempo de formada, eu já estou tendo um grande retorno profissional”, revelou Fábia.

Durante a premiação, alunos, professores e familiares assistiram a vídeos que foram feitos durante a preparação para a prova do Enade. O diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), professor Mário Tito Almeida, enfatizou a importância do exame na vida profissional dos alunos. “Para nós, mais importante que a prova do Enade é conseguirmos desenvolver no aluno a capacitação para ser um ótimo profissional no mercado”, assinalou Mário Tito.

A vice-reitora da Unama, professora Betânia Fidalgo, também estava presente na premiação e ressaltou a importância do trabalho coletivo realizado para que o resultado fosse alcançado. “Estamos muito felizes com o resultado. A Unama vem aderindo massivamente ao Enade, tanto com os nossos professores, coordenadores, e principalmente com os nossos alunos. Hoje é um dia de festa. Essa premiação é um agradecimento ao aluno, a família e professores, para que possamos mostrar a importância desse trabalho ser coletivo”, afirmou a vice-reitora.

Por Ariela Motizuki.



COMENTÁRIOS dos leitores