Formandos de direito nomeiam turma de ‘Temer jamais’

O nome, que consta na placa oficial de formatura do semestre 2017.1 da Faculdade de Direito do Recife, foi escolhido através de uma votação aberta aos alunos da turma

por Lara Tôrres qui, 17/08/2017 - 13:56
Reprodução/Facebook A foto da turma com o nome 'Temer Jamais' viralizou nas redes sociais Reprodução/Facebook

Os formandos do semestre 2017.1 da Faculdade de Direito do Recife (FDR) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) escolheram “Temer jamais” para ser o nome da turma na placa de formatura, que viralizou nas redes sociais devido à associação da frase a movimentos sociais que se colocam como opositores do presidente da república, Michel Temer. 

O nome foi escolhido através de uma votação aberta a todos os estudantes da turma. Apesar disso, gerou insatisfação de alguns alunos contrários à escolha, pois segundo a formanda e integrante da comissão de formatura Kéllyta Carvalho, o placar da votação foi apertado. “A comissão deixou a sugestão de nomes aberta. Alguns sugeriram nomes de professores, de juristas, alguns nomes engraçados, e no meio estava Temer jamais, que foi ganhando votos e à medida que ia sendo votado alguns alunos reclamaram, teve gente que não quis colocar o nome da turma na sua réplica da placa, mas na placa oficial da turma consta o nome”, explicou, ao LeiaJá, Kéllyta. 

A estudante também conta que a conotação dada ao nome da turma, oficialmente, é do verbo temer, dando a ideia de que os estudantes irão exercer sua profissão sem nunca ter medo de tomar as decisões corretas ao longo da carreira jurídica e o cerimonial, ao dizer o nome da turma, também pronuncia a palavra no sentido do verbo temer. No entanto, de acordo com Kéllyta, parte dos alunos chama a turma pelo sobrenome do presidente, com sentido político de oposição ao governo, como fazem os movimentos sociais que usam a mesma frase como forma de protesto. Sobre a repercussão do nome da turma, a estudante contou que a foto da placa foi compartilhada em grupos de Whatsapp e Facebook e se tornou viral. Quando perguntada sobre os comentários a respeito, Kéllyta explica que as críticas foram feitas durante a eleição, mas depois não houve reclamação nem de pessoas de fora da faculdade, nem de funcionários e professores da instituição. 

O LeiaJá recebeu em primeira mão uma nota da comissão de formatura dos alunos de 2017.1 da FDR, dando o posicionamento oficial da comissão sobre o assunto. Leia a íntegra: 

“Desde início, a Comissão de Formatura abriu espaço aos formandos para que apresentassem sugestões de nomes para que, dessa forma, pudesse ser realizada votação para definir o nome que a turma carregaria. Diversas opções foram apresentadas, desde notáveis nomes do Direito, dentre os quais foram considerados nomes de professoras da Casa, até frases ligadas ao mundo jurídico, sendo a sugestão vencedora o nome “Temer Jamais”, por apenas 02 votos de diferença." 

LeiaJá também 

--> Empresa serve 'miojo' no jantar e confusão marca formatura

COMENTÁRIOS dos leitores