Biologia no Enem: veja assuntos que você deve estudar

No próximo domingo (12), os candidatos farão a segunda parte do Enem 2017

por Nicole Simões qua, 08/11/2017 - 14:12
Pixabay . Pixabay

No próximo domingo, 12 de novembro, será realizada a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação contará com algumas questões de biologia. E para os candidatos não ficarem perdidos com alguns temas, o LeiaJá conversou com dois professores da área para saber quais os assuntos que mais apareceram nas últimas provas e possivelmente podem cair novamente em 2017.

De acordo com Artur Barbosa, professor de biologia do Pré-Vestibular Esquadrão, baseado nas estatísticas dos últimos anos, os principais temas podem ser ecologia, fisiologia, genética, citologia e programas de saúde.  Abaixo, estão relacionadas algumas sugestões do professor: 

Ecologia - sendo a ecologia a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio que estão inseridos, segundo o professor, as questões dessa área tratam mais da cadeia alimentar, da poluição e dos ciclos biogeoquímicos, que é o papel do nitrogênio na atmosfera e todo o seu processo até o nosso consumo. 

"A minha dica é prestar bastante atenção nas perguntas das questões e só depois ler o enunciado. É importante que os feras estejam sempre ligados naquilo que eles estão pedindo, até porque, normalmente, essas questões trazem problemáticas mais atuais, principalmente ligadas a poluição", aconselha o professor de biologia. 

Fisiologia - Já a fisiologia é o estudo sobre a anatomia e a fisiologia humana abordando os sistemas do nosso corpo. Para Artur, os candidatos precisam prestar atenção nos assuntos do sistema digestório, respiração, circulação e a parte endócrina dos hormônios. "O estudante deve priorizar o funcionamento dos sistemas do corpo, que costumam ser cobradas em questões que tratam do cotidiano", ressalta.  

Genética - segundo alerta também o professor de biologia Fernando Beltrão, genética cai fácil no Enem. Ele e Artur compartilham a ideia de que o assunto é certo na prova. "Geralmente as questões de genética tratam bastante da parte de biotecnologia, trazendo assuntos como as técnicas do DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica e transgênicos. Além disso, caem muito sistema ABO e Rh, imunização e vacinação", descreve Artur.  

Citologia – "Aqui é tudo sobre a célula. Seus aspectos morfológicos, bioquímicos e muito mais", explica Artur. Para ele, a teoria endossimbiótica e mitocôndria são dois assuntos que podem ser cobrados na prova no próximo domingo.  

Programa de saúde - Nesse último tópico, a previsão do professor do Esqadrão é que  caiam as questões de doenças humanas, trazendo sempre situações relacionadas ao nosso cotidiano.  

"Desde 2009, esses são os temas que vêm caindo com uma maior quantidade de questões na prova de biologia do Enem. Acredito eu que este ano não vai ser diferente, mas é bom estar preparado para tudo", analisa Artur. O educador ainda alerta que os estudantes devem revisar assuntos como histologia e embriologia. "O meu conselho é porque esses dois temas foram temas esquecidos por muito tempo e o aparecimento poderia pegar muita gente desprevenida". 

Já Fernando Beltrão explica que também é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do enunciado, especialmente do último parágrafo em que se encontra a pergunta, além das alternativas que, muitas vezes, podem conter alguma dica para a resolução. 

"O Enem como um todo se pauta por uma lógica e que toda pessoa que quer se dar bem precisa entender isso. As questões têm três partes, que são o texto, a pergunta e as respostas. Porém, a parte mais importante é a pergunta. Leia primeiro a pergunta, procure saber antes de tudo o que a questão quer saber ou estar pedindo. Isso faz você entender o que vai procurar no texto e nas respostas", comenta Beltrão.  

Fernando ainda dá uma dica importante. "O enunciado vai ter começo, meio e fim, mas muitas vezes você vai encontrar a resposta da sua pergunta no final dele. É no fim que mora o coração", ressalta o professor de biologia do 'Pré-Vestibular Fernandinho'.  

Quantitativo de questões 

Geralmente, as provas do Enem devem conter 15 questões de biologia, porém, de acordo com Artur, ultimamente só têm tido 12 ou 13 perguntas. "Como biologia, física e química têm assuntos que se relacionam, muitas vezes você vai ter questões tratando de temas que integram duas disciplinas. É fato. Então por isso, acaba sendo reduzida a quantidade de questões que só tratam de biologia", explica o professor. 

Apesar disso, Artur acredita que biologia é a prova mais tranquila do segundo dia do Enem e por isso os candidatos devem começar por ela. "Diferentemente de química e física, biologia via ser a prova mais leve de domingo, e deve ser a que mais terá textos nas questões. Acho que é legal começar por uma prova mais leve e só depois ir para os cálculos. Então, é uma boa começar com biologia no domingo", finaliza o professor do Esquadrão. Para conferir outras dicas de biologia, assista ao programa do "Vai Cair no Enem" exibido nessa terça-feira (7):

Embed:

LeiaJá também

--> Enem: confira os assuntos mais frequentes em física

COMENTÁRIOS dos leitores