Antes da prova, a dica é buscar atividades relaxantes

A psicóloga Raquel Lacerda explica que o estresse excessivo pode prejudicar o desempenho dos alunos na hora de responder as questões

por Lara Tôrres sab, 11/11/2017 - 07:30
Pixabay O ideal é buscar atividades que deem prazer ao aluno Pixabay

Muitos estudantes que vão prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm dúvidas em relação ao que fazer na véspera do “grande dia”. Os questionamentos são muitos: estudar ou não, como conter a ansiedade, o que fazer para relaxar, entre outros. O LeiaJá entrevistou a psicóloga clínica e educacional Raquel Lacerda para ajudar a tirar as dúvidas dos feras que responderão às questões de Matemática e Ciências da Natureza no próximo domingo (12). 

Rotina

Raquel Lacerda orienta os feras a não realizarem grandes mudanças de rotina no dia anterior à prova para que não haja nenhum imprevisto. “Se de repente um estudante que não faz exercícios físicos dá uma corrida um dia antes da prova não se sabe o impacto que isso pode ter no organismo, então eu sugiro que tente manter uma rotina”, explicou ela, que acrescentou que é importante prestar atenção a esses detalhes pois se o estudante estiver muito cansado “pode acontecer de dar o famoso ‘branco’ ou confundir as informações”. 

Relaxamento

Raquel também lembra da importância de, dentro da dinâmica que já é familiar ao aluno, buscar atividades que proporcionem relaxamento e prazer. “No sentido de relaxar, ir ao cinema ou a praia, dependendo do gosto de cada um, dentro dessa dinâmica que ajude a relaxar e proporcione prazer, é o mais indicado”, explicou a psicóloga, acrescentando que o relaxamento é importante para a memória pois “quanto mais o aluno estiver relaxado na hora da prova, mais ele vai conseguir acessar os conteúdos que foram estudados e memorizados durante todo o tempo de dedicação”, reforçou ela.

Seguindo ainda a lógica da orientação sobre relaxar, a psicóloga explica que a véspera da prova não é o momento para estudar de maneira intensa e exaustiva, mas sim de fazer o que for deixar o aluno mais seguro e confortável. Para Raquel “não é interessante manter a cobrança de um ritmo grande de estudo pois na última hora esse estudo não é determinante para adquirir novos conteúdos”, sendo preferível que os alunos que não se sentem bem sem estudar façam apenas uma revisão, “uma coisa mais leve” segundo ela para se sentirem mais confiantes. Ela também lembra que “a construção do conhecimento leva tempo, às vezes o aluno leva mais de um ano para alcançar o resultado desejado, então estudar muito no último minuto não adianta”.

Pressão e Ansiedade

A ansiedade que muito frequentemente toma conta dos estudantes, levando ao nervosismo e sobre tudo o que pode dar errado caso a nota desejada não seja atingida, o que pode atrapalhar o rendimento do fera no momento de responder às questões. A psicóloga Raquel Lacerda lembra também que muitas vezes além da pressão interna, outras pessoas, como família e amigos muitas vezes exercem muita pressão sobre os estudantes, levando a esse tipo de pensamento.

Nesse sentido, ela orienta o aluno a entender as expectativas alheias “não como uma necessidade de atender, mas ficar atento ao que já sabe, ao que investiu nos estudos e fortalecer a autoconfiança para as cobranças não prejudicarem o aluno”. Sobre a ansiedade, Raquel explica que é um sentimento normal, pois o Enem é um momento importante para o futuro do jovem, mas que quando passa dos limites, ela atrapalha.

Na visão da psicóloga “é importante os estudantes entenderem esse processo para que não intensifiquem esse sentimento, mas se estiver sentindo um nível de ansiedade ou angústia que leve a crises, que impede de estudar e fazer outras atividades, é importante buscar ajuda o quanto antes” e conseguir lembrar que “o importante é dar o melhor na hora da prova, e para isso o estudante precisa desse auto cuidado prévio”, complementou ela.

LeiaJá também

--> PM garante segurança dos feras no segundo dia do Enem

--> Enem: agentes de trânsito organizam locais de prova

COMENTÁRIOS dos leitores