Esforço dos filhos sob os olhares dos pais

Pais recordam a dedicação e privações dos feras que se prepararam para o Enem

por Naiane Nascimento dom, 12/11/2017 - 14:45

A longa trajetória dos feras até a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige esforço, dedicação e estudos. No entanto, o suporte para que tudo aconteça vem dos pais que estão ao lado dos filhos acompanhando cada momento como expectadores de toda a luta.

"Vi muito o esforço da minha filha, a cada dia em seu estudo em casa, já que não tínhamos condições para cursinho. Tudo dela é baseado em horário, então abriu mão de muitas coisas na vida, balada, compras e até de namoro que é muito difícil nessa idade", relembra Maria José Freitas, mãe de Amanda Yasmin, 16 anos, que tenta medicina veterinária. 

Já a filha de Onildo Pinto, a jovem Luíza Gabriela, visa o curso de psicologia. Ela dividia os estudos com o basquete, afinal, como atleta, a dedicação deveria ser equivalente nas duas vertentes. "Em casa ela fazia os estudos pelo celular, através de videoaulas. Dividindo o tempo, essa era a principal forma de estudo dela", conta.

Marcília Silva fez de um banco da Rua do Lazer, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), área central do Recife, seu ponto de espera da filha Marta Maria. A jovem de 16 anos deseja passar em engenharia da computação. A mãe recorda "vários finais de semana sem dormir". "Ela virava as noites estudando. Só não fazia isso durante a semana porque precisava estar na escola às 7h, mas o esforço dela foi visto em várias privações, até mesmo numa simples ida ao cinema", recorda a mãe.

Como a forma de estudo é um exercício particular, Nadja Lima, mãe de uma jovem que presta Enem para o curso de letras, explicou que a dedicação dos seus filhos se resume à sala de aula. "O resultado é sempre muito bom", afirma.

Neste domingo (12), último dia do Enem 2017, os candidatos respondem questões de Ciências da Natureza e matemática. Em Pernambuco, as provas começaram às 12h30 e têm, ao todo, quatro horas e 30 minutos de duração.

LeiaJá também

--> Candidato se atrasa após dormir na casa da namorada

--> Enem: fechamento dos portões na Unicap não tem atrasados 

COMENTÁRIOS dos leitores