Relato de vendedora de shopping viraliza e divide opiniões

Depoimento compartilhado no Facebook aponta jornadas de trabalho extenuantes, baixa remuneração, cobranças excessivas, falta de benefícios e assédio

por Lara Tôrres qui, 07/12/2017 - 11:30
Pixabay Funcionária pede compreensão dos compradores sobre a realidade dos funcionários Pixabay

O relato de uma mulher identificada como funcionária de um shopping center está sendo compartilhado por vários usuários do Facebook. No depoimento, ela aponta o dia a dia de trabalho neste tipo de estabelecimento como árduo e desgastante, além de causar depressão a muitos trabalhadores como seguranças, vendedores e faxineiros. O desabafo gerou vários comentários positivos e negativos dos internautas.

Cobranças e assédio

Em seu relato, a mulher identificada apenas como “Kayla Heloísa - Rio de janeiro” afirma que "trabalhar em shopping é f**a" devido a cobranças de metas absurdas, muitas horas em pé, poucas folgas, jornadas de trabalho extenuantes, cobranças por padrões de beleza e maus tratos de clientes, entre outros problemas.

“A gente fica 6/8/10/12 horas de pé, engole a comida sem mastigar para voltar logo para a loja porque temos uma meta absurda para bater. É crise, ninguém quer gastar, o patrão não entende. Sem meta batida, sem comissão no fim do mês” disse ela que também lembra que muitas vezes algumas ofertas feitas aos fregueses têm por objetivo atingir a meta para garantir a comissão.

As cobranças por padrões de beleza e problemas como assédio moral e sexual também fazem parte do relato da funcionária. “No dia que estamos tão cansadas que nem temos saco de ficar se maquiando para ficarmos ‘apresentáveis’ a gente ouve reclamação de clientes: ‘Você é tão bonita porque não passa um batom?’ Você ficaria linda se tivesse o cabelo lisinho, acho que combina mais com você’. No dia que nos arrumamos temos que aguentar clientes nos assediando, mas nada de gritar com eles, afinal você não pode perder a postura, você está representado a empresa”, diz.

Cansaço e depressão

Kayla Heloísa também relata os efeitos desse tipo de trabalho na saúde emocional dos funcionários. De acordo com o texto, a depressão é um problema muito recorrente entre os funcionários de shoppings.

“A maioria daqui tem depressão. A faxineira que ouve dondocas incomodas com elas no banheiro ou na praça de alimentação, os seguranças que ficam 12 horas andando pelo shopping, o lojista que no dia anterior ficou até 0h arrumando o estoque, no outro dia tem que estar aqui às 9h30 porque começa tudo de novo”, afirma Kayla.

Ao final, ela pede que as pessoas que vão aos shoppings para fazer compras “pelo menos respondam o nosso boa tarde” e que “não reclamem quando o vendedor estiver sentado e não na porta da loja em pé te esperando” porque “por trás desse clima agradável de compras, promoções, papai noel e consumismo, existem milhares de trabalhadores explorados e depressivos”.

Embed:

Repercussão

Nos comentários da postagem, os internautas reagiram de diversas maneiras. Há mensagens de pessoas que estão de acordo com o que é dito no texto afirmando que sabem como é trabalhar em shoppings e que o relato é um problema real e contando que também desenvolveram problemas psicológicos devido ao ambiente de trabalho. “Aguentei humilhação porque precisava sustentar meus filhos. Graças Deus me livrei dessa praga chamada Shopping”, afirmou uma usuária.

Por outro lado, existem também usuários que veem o relato como um exagero e colocam as condições de trabalho em um shopping como confortáveis em relação a outras funções que envolvem, por exemplo, trabalho braçal. Essa opinião foi emitida através de frases como “vem trabalhar comigo na roça”. Outro usuário disse que a autora do texto “pare de frescura” porque “tem muita gente que trabalha pesado no sol mais de 12 horas por dia, ganha pouco e não fica cheio de mimimi”.

LeiaJá também

--> Campanha pede que assédio seja transformado em crime

--> Inter é condenado por assédio moral contra ex-funcionária

 

COMENTÁRIOS dos leitores