Escolas do Rio terão debate sobre intolerância religiosa

A rede pública do estado pretende abrir discussões sobre o tema através de exibição de vídeos

por Beatriz Gouvêa seg, 09/04/2018 - 17:35

As secretarias estaduais de Educação e de Direitos Humanos e Políticas para Idosos e Mulheres do Rio de Janeiro firmaram acordo para desenvolver ações para debates sobre intolerância religiosa para alunos da rede pública do estado.

Os alunos do Colégio Estadual Pedro II, de Petrópolis, na região serrana do Rio, produziram um vídeo através do Programa Educação Mais Humana, e será apresentado aos alunos para a importância do combate à intolerância religiosa.

A intenção é abrir um debate após a exibição do vídeo. Para o secretário de Educação, Wagner Victer, o diferencial é a linguagem dos vídeos, “colocamos em uma linguagem de jovens e eles são produzidos pelos próprios alunos. É um ato novo. Muita gente faz discurso, mas na prática não produz nada. Esse é um exemplo concreto.”

Os professores e funcionários do estado serão capacitados por participantes da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Idosos e Mulheres para que introduzam esse tema de forma pedagógica.

“Ocorrendo um episódio de intolerância religiosa em determinada escola, nós vamos aplicar ali como se fosse uma vacina, ou seja, vai ser aplicada uma dinâmica envolvendo debates, apresentação cultural e vídeos, para que a gente possa aumentar a consciência desses adolescentes com relação à importância do tema. Aquele que é vítima da intolerância, muitas vezes pensa em abandonar a educação”, disse o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.

COMENTÁRIOS dos leitores