Intercâmbio: dá para se organizar e viajar ainda em 2018

Confira tipos de programas, bolsas e agências que podem servir de ajuda para almeja viajar

por Lara Tôrres qui, 07/06/2018 - 12:53
Pixabay Confira as diversas maneiras de viajar neste segundo semestre Pixabay

O desejo de conhecer o mundo, aprender novas línguas, ter contato com culturas diferentes e aprimorar o currículo para o mercado de trabalho faz com que muitas pessoas, de várias idades, sonhem em fazer um intercâmbio. No entanto, diante de tantas opções de viagens, a decisão de conhecer um novo país pode demorar a acontecer. Há quem fique com dúvidas sobre a melhor escolha. 

Curso de idiomas, estudo e trabalho, graduação, pós-graduação, au pair e estágio são apenas algumas das opções disponíveis. E para quem estava planejando realizar um intercâmbio no início deste ano e não conseguiu, o segundo semestre traz ótimas oportunidades. O LeiaJa.com preparou uma lista para vocês:

Agências de intercâmbio

 

Quem deseja organizar um intercâmbio com o apoio de uma agência que intermedie o processo de matrícula, moradia, documentação, compra de passagens e outros trâmites, deve estar atento não apenas aos preços, mas também à experiência de outros clientes, certificações e prêmios para se assegurar da qualidade do serviço. 

Além disso, é necessário conversar com profissionais da agência escolhida para analisar bem os seus objetivos, o seu orçamento e o nível de conhecimento do idioma que você deseja aprender para adequá-lo ao intercâmbio desejado. No Recife, os futuros intercambistas podem recorrer a instituições como aSTB, a CI Intercâmbio e a EF Education First, entre outras. 

Aiesec

A Aiesec é um movimento internacional que visa formar lideranças jovens ao redor do mundo através de programas de intercâmbio voluntários, desenvolvendo trabalhos sociais em países em desenvolvimento. A entidade também conta com programas voltados a trabalho e a empreendedorismo no exterior. Para mais detalhes, acesse o site da Aiesec.

Bolsas 

Várias empresas e instituições de ensino ao redor do mundo têm programas que concedem bolsas a estrangeiros. Há opções para cursos de idiomas, estágios, trabalho, graduação, pós-graduação, high school, formação de lideranças e participação em eventos. 

Por exemplo, o Dubai Business Associates Programme está oferecendo bolsas para estudar negócios e estagiar com tudo pago em Dubai e recebe inscrições até o dia 30 de junho

Os United World Colleges (Colégios Unidos do Mundo, em tradução livre) oferece bolsas para estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio com 15 a 18 anos de idade para estudar em colégios de diversos países. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho através da internet. 

O Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD) está oferecendo bolsa para mestrado em saúde pública na Alemanha com inscrições até o dia 15 de outubro, enquanto a Universidade de Canterbury oferece bolsas para graduação na Nova Zelândia com inscrições até o dia 15 de agosto

LeiaJá também

--> Mestrado em café na Itália dá bolsa para brasileiro

--> Universidade em Nova York oferece bolsa de 15 mil dólares

COMENTÁRIOS dos leitores