Inscrições abertas para o Encceja Exterior

Interessados têm até o dia 19 de julho para realizar o procedimento

por Juan Gouveia seg, 25/06/2018 - 19:53
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) abriu, nesta segunda-feira (25), as inscrições para a edição de 2018 do programa. Os interessados têm até 9 de julho para realizar o procedimento, exclusivamente pela internet, no site.

O programa oferece Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, para maiores de 15 anos na data de realização da prova, ou do Ensino Médio, para maiores de 18 anos. E é direcionado a brasileiros que não vivem no Brasil e não puderam concluir seus estudos na idade apropriada.

Os participantes são submetidos a quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - responsável pela formulação e aplicação do exame -, a prova será aplicada no dia 16 de setembro, nas seguintes cidades e países: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

"O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação", informa comunicado divulgado à imprensa.

Ainda de acordo com o documento, os participantes que necessitam de atendimento especializado e/ou específico devem  informar a condição que motiva a solicitação durante a inscrição e, por fim, devem apresentar documentos que comprovem a necessidade.

Encceja Exterior PPL – O Inep também aplicará o Encceja Exterior PPL 2018, entre 17 a 28 de setembro, em unidades prisionais do Japão (Tóquio), Guiana Francesa (Caiena) e Turquia (Istambul), para brasileiros privados de liberdade no exterior. Nesse caso, os responsáveis nos Consulados-Gerais deverão fazer a inscrição dos brasileiros submetidos a penas privativas de liberdade, por meio do site, também entre 25 de junho e 9 de julho.

LeiaJá também

--> Inscrições para o Enade começam dia 2 de julho

--> ProUni oferta mais de nove mil vagas em Pernambuco

COMENTÁRIOS dos leitores