Capes anuncia fim de bolsas de pós-graduação em 2019

Em virtude da PEC dos Gastos, órgão publicou ofício alertando para a inviabilização da continuidade dos projetos de pesquisa no país

por Paula Brasileiro qui, 02/08/2018 - 16:54
Pixabay Pixabay

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quinta (2), por meio de nota oficial, que seu orçamento sofrerá drástica redução em virtude do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias proposto para o ano de 2019. Como consequência, será necessário extinguir o pagamento das bolsas de pós-graduação a partir de agosto do próximo ano. 

O ofício, publicado na página oficial da Capes e assinado pelo presidente da agência de fomento à pesquisa, ABílio Nevez, alerta para "os graves impactos aos programas de fomento da Capes caso o atual texto da LDO seja mantido". Segundo o presidente, tais cortes no orçamento causarão "suspensão do pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019". 

A medida atingiria mais de 93 mil discentes e pesquisadores e interromperia os programas de fomento à pós-graduação no Brasil, segundo a nota do órgão, além do programa de bolsas para formação de professores, prejudicando cerca de 350 mil docentos da Educação Básica. Os cortes orçamentários previstos pela PEC do Teto de Gastos também causaria o encerramento de todos os programas de cooperação internacional da Capes.

Confira o ofício na íntegra aqui. 

COMENTÁRIOS dos leitores