Saiba como é feito o cálculo da nota do Enem

Média final é calculada a partir da quantidade de acertos, grau de dificuldade da questão e a coerência de respostas

por Nataly Simões sex, 31/08/2018 - 16:06

É comum o estudante acertar um número considerável de questões no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não obter médias finais satisfatórias. Isso acontece porque o exame utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para calcular a nota final dos candidatos, método que além de avaliar a quantidade de respostas corretas, leva em consideração o grau de dificuldade da questão e a coerência de respostas do participante em diferentes áreas do conhecimento.

No Brasil, esse modelo de cálculo é aplicado desde 1995 em provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por medir o desempenho de alunos do ensino fundamental e médio.

O método foi adotado pelo Enem em 2009, ano em que a média de pontuação dos concluintes do ensino médio ficou em torno de 500 e o valor passou a ser considerado um referencial na escala construída para o exame. Com isso, quanto mais elevada a nota do candidato for, maior será o desempenho obtido em relação à média dos participantes, diante disso é importante que o estudante conheça essas peculiaridades para aumentar as chances de conseguir médias finais boas.

COMENTÁRIOS dos leitores