Saiba os assuntos mais recorrentes de geografia no Enem

Professores elencaram temas mais comuns no Exame Nacional do Ensino Médio, programado para os dias 04 e 11 de novembro

por Adige Silva ter, 25/09/2018 - 11:36
Pixabay Para a prova é importante entender a formação do globo terrestre e os movimentos da terra. Pixabay

Nos últimos anos, os estudantes que prestaram a prova de Ciências Humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se depararam com assuntos relacionados à geografia do Brasil e atualidades, bem como a geografia geral, que aborda temáticas mundiais. 

Segundo professor Carlos Lima, os assuntos de geografia no Enem têm se mostrado específicos ao longo dos anos. “Os temas sobre o Brasil envolvem recursos hídricos, indústria, urbanização e agricultura são frequentes na prova. Já em geografia geral, são constantes os temas sobre geografia física, geografia agrária, globalização, meio ambiente, e questões de geopolítica”, analisa.

Ele lembra,a inda, que as questões sobre a matéria, frequentemente, exigem que o fera saiba como interpretar gráficos e tabelas. Com o auxílio do professor Filipe Melo, Carlos Lima e Felipe Galo, o LeiaJá separou os assuntos mais recorrentes da matéria que você deve estudar para o Enem. Confira: 

Urbanização

Figurinha carimbada na prova do Enem, o assunto, segundo o professor Filipe Melo, é abordado de forma bem atual. “A urbanização evolui a cada dia. Quando falamos em atualidade, a prova analisa bem os pontos positivos e os pontos negativos da urbanização, como o desenvolvimento das regiões metropolitanas e a segregação espacial.”, destaca o educador. 

Indústria

O Enem costuma cobrar várias fases da industrialização, com destaque aos aspectos econômicos e socioambientais de vários lugares diferentes do mundo. Portanto, para o professor Felipe Galo, é importante “dar ênfase a revolução industrial e aos sistemas de produção”.   

Geografia Política

Geralmente, o tema se dá pela álise de como países do globo negociam ou fazem acordos entre si. “Para este tema, o Enem costuma pedir conhecimento sobre conflitos e sistemas políticos, bem como o processo de regionalização, que engloba os blocos econômicos e acordos comerciais”, diz o professor Felipe Galo. Filipe Lima vai além. “Podem cair questões relacionadas a recursos naturais, como as fontes de energia, que estão em discussão na atualidade. Se usamos as fontes renováveis ou não renováveis; dando ênfase aos conflitos que existem pelo mundo por petróleo e outros motivos de interesse geopolítico”, exemplifica.

Agropecuária

Parte significante da economia brasileira, a agropecuária é um tema que, segundo professores, aparece regulamente no Exame. “O Brasil se destaca nessa área pela alta produção, mas também pelas desigualdades de terra e a necessidade de uma reforma agrária”, destaca o professor Filipe Melo. 

Comércio e Capitalismo 

São dois temas amplamente interligados, flertando até com a indústria. O capitalismo aparece no Exame quase sempre em questões de análise do comércio. “O capitalismo é um assunto constante no Enem, dentro da já clássica oposição ao socialismo, devido a Guerra Fria, mas também abordando suas três fases. A importância do comércio, especialmente o chamado comércio internacional, dentro do sistema; a importância das exportações e importações, também na geopolítica”, enfatiza Carlos Lima. 

Questões Ambientais 

“As questões ambientais também estão em evidência, já que vivemos em um período no qual a população está se preocupando com o meio em que vive. Desenvolvimento sustentável são as palavras do século, pois devemos pensar nas nossas gerações futuras”, destaca Filipe. Neste tema, ainda segundo os professores, é necessário levar em conta que a geografia estuda a Terra como um sistema. 

Hidrogeografia e Cartografia 

Segundo o professor Filipe Melo, a hidrografia é um assunto recorrente na prova. “Se fala muito nesses estresses hídricos que estão acontecendo pelo mundo. Já que a hidrografia é um recurso abundante em nosso país, tem grandes chances de aparecer na prova”, disse. Segundo o mesmo, cartografia é um tema que não vinha sendo muito abordado, mas nos últimos anos começou a aparecer em algumas questões. “Atenção, esse assunto pode fazer a diferença na nota. O tema aborda os tipos de projeções cartográficas, já que não existe mapa perfeito, e sim projeções diferentes para cada necessidade, é importante frisar.”, destaca o educador. 

Migrações 

A temática das migrações é um assunto extremamente atual, com destaque para casos dos refugiados sírios, que migraram para o continente europeu. Um exemplo mais próximo são os venezuelanos, que por causa da escassez de comida e materiais de higiene básica em seu país, estão migrando em grande escala para outros países da América do Sul, inclusive para o Brasil. “Com os casos dos refugiados na Europa e agora os venezuelanos, migração é um tema atual e importante para se estudar”, disse Filipe, destacando a grande possibilidade de questões sobre o tema cairem no Exame.

Geologia e Relevo

Relevo e clima são apontados como temas presentes na geografia física e geografia geral. Para estes temas, é importante entender a formação do globo terrestre e os movimentos da Terra. O professor Filipe recomenda atenção para a formação do relevo brasileiro “que é bem antiga e desgastada”, assim como para os processos de intemperismo e erosão. 

Dica: “Na hora de resolver as questões é importante fazer uma boa relação entre os textos de apoio e as alternativas. Sempre que se deparar com questões de textos longos, é fundamental ler o comando da questão, para depois ler o texto já sabendo o que buscar. Mas o grande segredo está em uma boa interpretação de texto. É fundamental uma atenção a mais em assuntos polêmicos da geopolítica.”, recomenda o educador Carlos Lima. 

LeiaJá Também

--> Assista: Vai Cair No Enem realiza primeiro aulão

--> Os filósofos que você precisa revisar para o Enem

COMENTÁRIOS dos leitores