Enem: mudança no horário de verão ainda é uma incógnita

Pedido de mudança foi feito pelo Inep e pelo MEC após descoberta de que início do horário de verão estava marcado para o primeiro dia da prova

por Lorena Barros seg, 01/10/2018 - 11:35
Chico Peixoto / LeiaJáImagens Coincidência entre mudança nos relógios brasileiros e primeiro dia do Enem preocupa feras Chico Peixoto / LeiaJáImagens

A Casa Civil informou na manhã desta segunda-feira (1) que o pedido de mudança no início do horário de verão, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e Ministério da Educação (MEC), ainda está em análise e não tem previsão para ser decidido. O Inep solicitou a mudança na última quarta-feira (26), justificada pela coincidência entre primeiro domingo de provas e o primeiro dia para alterações nos relógios dos brasileiros, o que pode causar confusões e atrasos por parte dos alunos. 



Tradicionalmente, o horário de verão brasileiro é iniciado na terceira semana de outubro. Em 2018, porém, o período eleitoral acarretou no adiamento da mudança dos relógios em 15 dias. As datas das provas do Enem (4 e 11 de novembro) foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 18 de janeiro deste ano.



O Inep descartou a possibilidade de mudar as datas da prova por considerar que isso acarretaria em um aumento de custos, sem tempo para reformular a logística que envolve aluguel de salas, contratação de pessoas aplicar o exame e o transporte das provas.

COMENTÁRIOS dos leitores