Redação do Enem: como fazer uma boa introdução?

Professora de redação Fernanda Pessoa dá dicas a serem seguidas por alunos na hora da prova

por Lorena Barros qua, 10/10/2018 - 10:55
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Alunos devem praticar para a prova de redação Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Rabiscar as primeiras linhas de um texto nem sempre é tarefa fácil. Quando essa produção representa uma das provas mais importantes da vida de um aluno, a situação fica duplamente delicada. Na hora de pensar na introdução da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aluno deve levar em consideração pontos importantes como a ideia central do tema, a clareza na hora de transmitir as frases e até mesmo a criatividade. 

A introdução faz parte da segunda competência da prova aberta. Ela é citada duas vezes nas dicas do manual de redação do Enem 2018. Na primeira, é destacada no quadro que caracteriza um texto dissertativo-argumentativo; na segunda, é apontada como um elemento que merece atenção no decorrer da escrita, afinal, o estudante deve seguir a coerência e não fazer um texto com introdução e conclusão que mostrem ideias diferentes.

Para a professora de redação Fernanda Pessoa, é importante que o tema seja observado atentamente. “Uma dica muito importante é o atendimento à necessidade de uma abordagem temática. O aluno pega o tema, tira o núcleo, a ideia central. No caso do ano passado se trazia a questão dos desafios da questão do surdo no Brasil. ‘Desafio’, ‘educação’ e ‘surdo’ eram as palavras principais, então baseados nelas a gente traz um projeto de texto”, explica. 

Confira outras dicas da professora Fernanda Pessoa sobre introdução na redação do Enem:

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores