Arena Enem 'transforma' estádio em grande aulão para prova

Neste sábado (27), estudantes marcaram presença na Arena de Pernambuco e revisaram assuntos importantes para o Exame. Veja as imagens

por Nathan Santos sab, 27/10/2018 - 20:34

No lugar de times disputando uma bola, vários cadernos repletos de questões. Nas arquibancadas, a torcida não era por gols, mas sim pela aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O gramado deixou de ser o palco dos jogadores de futebol e se tornou um ambiente de aprendizado onde os professores revisaram questões importantes para cerca de mil estudantes. Na tarde deste sábado (27), a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, recebeu um aulão com foco no Enem com mais seis horas de duração.

O ‘Arena Enem’, além de reunir professores das principais disciplinas da prova, contou com atividades de descontração. Show de humor, apresentação musical do cantor Rafa Mesquita, brincadeiras e outras ações integraram a programação oficial do evento.

Para o estudante Júlio César Silva, de 16 anos, o aulão possibilita um ambiente diferente de aprendizado. “Quando você traz um aulão, dá outra função ao estádio. Uma coisa muito bonita para propagar conhecimento em um local futebolístico”, comentou o jovem, acrescentando que pretende ser aprovado no curso de publicidade e propaganda.

Segundo a jovem Amanda Lima, 17, o evento serve para fortalecer conteúdos dados pelos professores ao longo do ano. “De certa forma, vou lembrar de assuntos que os professores deram meses atrás. E com certeza isso vai me ajudar nesta reta final de preparação para o Enem”, analisou a candidata.

Um dos professores convidados para o evento, Marconi Sousa (foto a seguir), de matemática, acredita que a proposta do Arena Enem propicia ao candidato um ambiente diferente de aprendizado. Ele também analisou o lado emocional dos feras nesta etapa final. “Nesta fase do campeonato, o fera tem que estar tranquilo. A Arena é um lugar amplo, diferente, que faz você sair do mundo de sala de aula. E na Arena não é só aula, há outras várias atividades aqui. O fera tem que desacelerar, não pode colocar o conteúdo de uma vida em uma semana. Precisa ir super tranquilo”, disse o professor de matemática.

A professora de redação Tereza Albuquerque elogiou o evento e ainda revelou sua aposta para o Enem 2018. “O fera tem outro olhar para a prova do Enem, não só pela equipe, mas pela importância de trazer um evento desse para a Arena. Aposto como proposta de redação a discussão da bioética”, contou Tereza.

Além de Marconi Sousa e de Tereza Albuquerque, participaram do Arena Enem Salviano Feitoza (sociologia e filosofia); Ricardo Berardo (matemática), Rodrigo Morato (geografia), Bruno Machado (física e química), Mitchel Estevão (história) e Ramon Gadelha (biologia). Assista mais detalhes:

O Vai Cair No Enem, programa produzido pelo LeiaJá, foi parceiro da organização do Arena Enem. Durante o evento, os feras receberam brindes com a nossa marca e ainda tiveram a oportunidade de fazer a Pesquisa de Orientação Profissional (POP);

Enem 2018

As provas serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro domingo, os candidatos terão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação, com cinco horas e 30 minutos de duração. Já no segundo, os quesitos serão das áreas de Ciências da Natureza e matemática, durante cinco horas.

Os portões dos locais de provas serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, enquanto que o início será às 13h30, horário de Brasília. Como Pernambuco não aderiu ao horário de verão, no Estado os portões abrirão às 11h e fecharão 12h; a prova começará 12h30. Mais de 5 milhões de inscrições foram confirmadas para o Enem 2018.

COMENTÁRIOS dos leitores