Sintepe emite nota em apoio aos professores da UFPE e UPE

Professores das duas instituições públicas receberam ameaças por meio de cartas anônimas

sab, 10/11/2018 - 14:10
Foto: Paulo Uchôa / LeiaJáImagens / Arquivo Universidade Federal de Pernambuco foi uma das instituições que recebeu ameaças Foto: Paulo Uchôa / LeiaJáImagens / Arquivo

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), emitiu uma nota pública de solidariedade aos docentes que foram vítimas de cartas com teor de ameaça e discursos de ódio, supostamente enviadas por eleitores e simpatizantes do presidente eleito Jair Bolsonaro. Na terça-feira (06), um texto direcionado aos professores e discentes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, CFCH, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) afirmava que eles seriam banidos da instituição. A mensagem era repleta de termos racistas e homofóbicos.

A Universidade abriu uma sindicância interna para apurar o fato e acionou a Polícia e o Ministério Público Federal para que investiguem o caso. O MPF instaurou procedimentos nas áreas cível e criminal para apurar as ameaças.

Dois dias depois do caso da UFPE, outra ameaça começou a circular. Desta vez o documento intitulado "A doutrinação vai acabar. É o mito. Ustra Vive!" fez menção e ameaças aos professores da Universidade de Pernambuco. A carta ainda diz que o curso de História da UPE vai ser fechado, se referindo a alunos de maneiras pejorativas.

Ao LeiaJa.com, a assessoria de imprensa da UPE confirmou que cartas foram encontradas em quadro de avisos do Campus Mata Norte. A direção da unidade comunicou o fato à Reitoria. De acordo com a assessoria, já estão sendo tomadas medidas judiciais.

Confira abaixo a nota:

NOSSA SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA UFPE E UPE PARAGRAFO

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) vem publicamente repudiar a difusão de panfletos no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, e no campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Nazaré da Mata, tanto pela forma anônima, quanto pelo seu conteúdo que dissemina o ódio e apregoa preconceitos que, em um Estado Democrático de Direito, não são mais aceitos, pois trazem em seu bojo posições totalitárias e contrárias à liberdade e ao senso crítico.

A gravidade do conteúdo ocorre, principalmente, porque os autores difundiram mensagens de ódio e morte por simplesmente discordar de ideias de determinados professores e professoras.

O Sintepe presta sua total solidariedade a esses profissionais da educação e aos estudantes das duas universidades, repudiando qualquer discurso de ódio e de violência pregados por grupos isolados e extremistas. Somos à favor da liberdade de expressão, da liberdade de cátedra e da livre circulação de ideias.

Portanto, o Sintepe coloca-se à disposição para lutar em favor de toda a comunidade acadêmica e estudantil. A universidade é o espaço, por excelência, do debate de ideias, da convivência e do pensamento livre. Nenhum panfleto nem qualquer ato de intolerância vão nos assustar ou fazer-nos calar a voz. Estamos mais juntos e juntas que nunca. Ninguém solta a mão de ninguém.

A DIREÇÃO DO SINTEPE

COMENTÁRIOS dos leitores