Sisu: Letras é o curso com mais vagas na USP

Universidade de São Paulo realiza vestibular tradicional e só oferece algumas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada

por Lorena Barros sex, 14/12/2018 - 13:10

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta sexta-feira (14) a quantidade de vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2019. Na Universidade de São Paulo (USP), que ainda realiza vestibular tradicional, apenas alguns cursos têm vagas abertas pelo sistema de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os cursos oferecidos pela USP por meio do Sisu, a Área Básica de Ingresso (ABI) em Letras é a que mais tem vagas, somando 127 no horário matutino e 128 no horário noturno. Segundo o MEC, o termo "ABI" trata-se da área básica de ingresso que vai fazer com que o vestibulando escolha, futuramente, uma graduação em área específica de linguagem.

Na USP, a ABI em letras pode formar profissionais com bacharelado em espanhol, grego, italiano, árabe, linguística, russo, francês, coreano, armênio, hebraico, alemão, latim, português, japonês, inglês ou chinês.

O Sisu é um dos maiores sistemas de entrada em universidades públicas do País. Com a nota do Enem, os alunos podem inscrever-se no curso desejado. Se ultrapassarem a nota de corte, eles são considerados como aprovados. As notas individuais do Enem devem ser liberadas em 13 de janeiro e os períodos de inscrição do sistema unificado de seleção vão do dia 22 ao dia 25 de janeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores