Especialista aponta profissões que devem 'bombar' em 2019

Tecnologia da informação é uma das áreas que devem ter bons resultados, segundo professora da FGV

por Fábio Filho dom, 30/12/2018 - 13:11
Pixabay Profissionais devem ficar atentos às movimentações no mercado Pixabay

O ano de 2019 começará com bastante expectativa para o mercado de trabalho. Com o desemprego em alta no Brasil, profissionais de diversas áreas de atuação procuram espaço no cenário mercadológico para o ano que vem. Algumas profissões devem ganhar mais espaço no mercado, e especialistas destacam que trabalhadores que estiverem capacitados e atentos às mudanças, podem conquistar a tão almejada vaga de emprego.

Relatório anual produzido pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que até 2022, o crescimento de profissões emergentes deve aumentar o índice empregabilidade de 16% para 27%, representando um crescimento de 11% na geração de empregos. A professora do curso de gestão de pessoas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Anna Cherubina Scofano, avalia que 2019 tende a ser um ano com mais investimentos no país e consequentemente, com mais oportunidades de trabalho.

"Apesar de grande parte dos estados brasileiros estar mergulhada em uma crise sem precedentes, já percebemos no fim deste ano que o mercado está um pouco mais aquecido tanto para contratações e consultoria, quanto para novos empreendimentos", destaca a especialista.

Anna ainda aponta que as áreas de estética, fisioterapia e nutrição podem registrar um aumento nas demandas. "Personal trainer; massoterapeuta; terapeutas holísticos; nutricionistas; esteticistas, dentre outras. Da mesma forma, para os prestadores de serviços no segmento pet: adestrador; tosador; cuidador; e passeador", aponta a docente.

Confira a lista de profissões que tendem a crescer em 2019, de acordo com a especialista:

 TI:

Cientista/engenheiro de dados; analista de segurança da informação; arquiteto da informação; administrador de redes; engenheiro de software; especialista em cloud; programador de sistemas; analista de dados; e designer gráfico

- Engenharia:

Engenheiro de processos experimentais; engenheiro ambiental; engenheiro de alimentos; engenheiro de produção; engenheiro químico; engenheiro de controle e automação; engenheiro da computação; engenheiro de petróleo e gás; engenheiro biomédico; engenheiro físico; engenheiro mecânico; e engenheiro de materiais.

- Projetos:

Gestor de projetos; analista de projetos; e gestor de projetos com metodologias ágeis

- Educacional:

Analista de desenho educacional; e coordenador de curso

- Área Administrativa/Financeira:

Especialista em DP; analista de folha de pagamento; analista de recrutamento e seleção; BP (business partner) de RH; assistente contábil; gerente estatístico; gestor de facilities; analista fiscal; analista de assuntos regulatórios; captador de recursos; coordenador contábil; analista de controladoria; gestor administrativo-financeiro; e gestor de suprimentos

- Área Química:

Químico; e engenheiro de desenvolvimento de produtos

- Segurança do trabalho:

Técnico em segurança do trabalho

- Comercial:

Gestor de operações e canais comerciais; consultor de vendas; e vendedor

- Logística:

Analista de logística; coordenador de planejamento e operações; e gestor de logística

- Saúde:

Técnico de enfermagem; especialista em saúde; e cuidador de idosos

- Operacional:

Analista de automação; eletricista; mecânico; e técnicos especialistas

COMENTÁRIOS dos leitores