Candidatos já podem se inscrever no Sisu 2019

Inscrições estão abertas até o dia 25

por Lorena Barros seg, 21/01/2019 - 23:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Inscrições seguem abertas até dia 25 Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Momento mais aguardado desde a divulgação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi iniciado pontualmente às 00h desta terça-feira (22), no horário de Brasília. Agora, mais de 4 milhões de alunos de todo o País podem concorrer às 235 mil vagas disponibilizadas em 129 Instituições de Ensino Superior (IES). 

As inscrições podem ser feitas no site do Sisu. No processo de inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante todo o período de candidaturas. São aprovados os candidatos com as maiores notas, observando as média e pesos de cada curso. Entre as vagas, há oportunidades reservadas no sistema de cotas. Para participar, o interessado deve atender os pré-requisitos de cada uma das ações afirmativas.

Uma das maiores dúvidas em relação a este processo seletivo é como a média é formada. O resultado do Sisu pode variar de acordo com cada IES, pois, em algumas delas, os pesos atribuídos a cada curso variam. O MEC divulgou nesta segunda-feira (21) um sistema que calcula a média do Sisu. Para acessá-lo, o interessado deve clicar aqui.

As inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira (25). O resultado da primeira chamada do Sisu pode ser conferido a partir do dia 28. 

COMENTÁRIOS dos leitores