"Universidade para todos não existe”, diz novo ministro

O ministro da Educação ainda afirmou que “as universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”

por Fábio Filho seg, 28/01/2019 - 15:13
Marcello Casal Jr/Agência Brasi O MEC considera alterar pontos da reforma da educação, aprovada durante o mandato do ex-presidente Michel Temer Marcello Casal Jr/Agência Brasi

O ministro da Educação Ricardo Vélez Rodriguez afirmou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que “a ideia de universidade para todos não existe”. Segundo Vélez, “as universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”.

De acordo com a entrevista, o Ministério da Educação (MEC) considera alterar pontos da reforma da educação, aprovada durante o mandato do ex-presidente Michel Temer. Entretanto, a proximidade com o ensino técnico deve ser mantida pelo atual governo. “A ideia de universidades para todos não existe”, afirmou o comandante do MEC.

Vélez afirma que busca um modelo de educação semelhante ao de países como a Alemanha. O ministro também ressaltou que o retorno financeiro dos cursos técnicos é maior e mais imediato do que o da graduação. “As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica (do país)”, pontuou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores