Brasil teve 52 milhões de empreendedores em 2018

A taxa total de empreendedores brasileiros chegou aos 38%, informou o Sebrae

por Marcele Lima ter, 26/02/2019 - 16:37
Pixabay Maioria empreendeu por oportunidade Pixabay

Um pesquisa realizada com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que o ano de 2018 foi positivo para empreendedores. De acordo com a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), dois em cada cinco brasileiros estavam a frente de uma atividade empresarial ou tinham planos para abrir um negócio. Foi o segundo melhor resultado do país desde que os dados começaram a ser medidos, em 2002. O levantamento foi realizado em mais 49 países.

Conforme os dados colhidos, aproximadamente 52 milhões de brasileiros em idade produtiva eram empreendedores. A taxa total que reúne novos negócios e os já consolidados chegou a 38%. A pesquisa aponta que mais da metade dos que decidem abrir um negócio (61,8%) o fazem pela oportunidade de mercado, não somente pela necessidade, muitas vezes causada pelo desemprego.

Para o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, os negócios por oportunidade são fundamentais para o desenvolvimento da economia do país. “Diferente de quem empreende por necessidade, depois de passar por uma situação de desemprego, por exemplo, o empresário motivado por uma oportunidade, normalmente é aquele que faz um plano de negócio, que estuda a concorrência e tem – por consequência – maior probabilidade de sobreviver no mercado”, afirma João Henrique.

A idade dos novos empreendedores também foi um dado que chama a atenção pelo crescimento percentual de jovens entre 18 e 24 anos. De 2017 para 2018, a participação dessa faixa etária subiu de 18,9% para 22,2% do total dos que iniciavam uma atividade empresarial, com negócios (formais ou informais) de até 3,5 anos. A taxa começa a cair a partir dos 45 anos, chegando a 9,7% na faixa dos 55 a 64 anos. Mesmo apresentando índices em queda, a GEM aponta que entre as pessoas com mais de 55 anos, há 2 milhões de brasileiros que são donos do próprio negócio.

A GEM mostra ainda que o número de empreendedores em fase inicial é menor que os que já têm um negócio estabelecido, que representa 20,2%, mais ou menos 2% a mais que a taxa de quem está começando. Clique e acesse a pesquisa completa.

COMENTÁRIOS dos leitores