Veja todos temas que já foram pedidos na redação do Enem

Matéria é uma das mais aguardadas pelos candidatos do exame

por Lorena Barros ter, 26/03/2019 - 17:06
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Redação é uma das provas mais aguardadas no Enem Júlio Gomes/LeiaJáImagens

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais esperados pelos candidatos. Com uma série de pré-requisitos e podendo eliminar de processos seletivos aqueles que tirem nota zero, a prova requer preparo e trouxe, por muitos anos, temas que surpreenderam os estudantes. Confira os temas da redação do Enem nos 20 anos de realização da prova:

1998 - Viver e Aprender

Com uma música de Gonzaguinha, a primeira edição do Enem trouxe a seguinte frase para os participantes:

“Redija um texto dissertativo, sobre o tema “Viver e Aprender” , no qual você exponha suas idéias de forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua, sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador “O Que É O Que É”.

Dê um título à sua redação, que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.”

1999 - Cidadania e participação social

Em 1999 os textos de apoio foram maiores, contaram com um quadrinho e trechos de entrevistas dadas ao jornal Folha de S. Paulo. Confira a prova neste link.

“Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social.

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.”

2000 - Direitos da criança e do adolescente

A prova de 2000 se aproveitou de diversos tipos de linguagem para trazer questionamentos sobre o direito da criança e do adolescente. Uma charge, um trecho de reportagem e até mesmo um artigo da Constituição fizeram parte dos textos de apoio. Confira a prova aqui.

“Com base na leitura da charge, do artigo da Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?”

2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental

Em 2001, o modelo de textos utilizado como referência foi mantido pelo exame e um quadrinho, texto do Greenpeace e relatos retirados de uma reportagem foram utilizados como apoio para desenvolvimento do tema. “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”

2002 - O direito de votar

Abordando um tema polêmico e em foco na época, o tema do Enem 2002 tratava sobre política, algo pouco comum nas redações atuais. Um trecho de obra da autora Marilena Chauí e de Norberto Bobbio, assim como uma foto retratando o movimento pelas Diretas Já, foram indexados no exame.  

“Considerando a foto e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”

2003 - A violência na sociedade brasileira

Com uma série de dados sobre o investimento feito em segurança no Brasil naquele período, o Enem de 2003 buscava que os candidatos elencassem formas de transformar a violência do país com o tema “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”

2004 - Liberdade de informação

A redação do Enem 2004 trazia uma charge, um livro, dois textos e um artigo da constituição como apoio para tratar uma problemática específica: “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?”. Confira a prova completa neste link.

2005 - Trabalho infantil

Mantendo o padrão de uma imagem, dois textos e até mesmo um artigo da constituição, o Enem 2005 trouxe como tema “O trabalho infantil na realidade brasileira”. Um mapa da época mostrava dados alarmantes sobre esse tipo de trabalho, principalmente no Nordeste, que concentrava 42,2% das crianças trabalhadoras do país.

2006 - Poder de transformação da leitura

Com textos de apoio sobre o ato de leitura e sem traçar muitos dados (ao contrário de provas anteriores), o tema da redação do Enem 2019 foi “O poder de transformação da leitura”. Na ocasião, a prova pediu que fosse redigido um texto dissertativo.

2007 - O desafio de se conviver com a diferença

Com uma música de Engenheiros do Hawaii e outra de Titãs, o Enem 2007 pediu que os candidatos abordassem as diferenças e os desafios de conviver com as mesmas em sua prova aberta.

“Todos reconhecem a riqueza da diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser

diferente já não parece tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: ‘O desafio de se conviver com a diferença’.”, dizia trecho da prova.

2008 - Preservação da Floresta Amazônica

Em 2008, o tema da redação do Enem foi menos objetivo do que nos anos anteriores. Na prova, um texto de apoio sobre a floresta amazônica deu três situações possíveis para a preservação da mesma. A partir de uma delas, os candidatos deveriam elaborar um texto:

“1 - suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;

2 - efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;

3 - aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação escolhida.”

2009 - O indivíduo frente à ética nacional

O ano de 2009 marcou um período de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele passou a ser realizado em dois dias diferentes e a trazer temáticas que cobravam menos conteúdo e mais interpretação. Nessa vanguarda, o tema da redação foi “O indivíduo frente à ética nacional”.

2010 - O trabalho na construção da dignidade humana

Em 2010, ao lado de um texto sobre o que é trabalho escravo, outro texto sobre o futuro do trabalho e uma ilustração falando do assunto, o tema do Enem foi “O trabalho na construção da dignidade humana”.

2011 - Viver em rede no século 21

A tecnologia tomou conta do tema da redação do Enem 2011. “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado” foi o assunto a ser abordado pelos alunos em no máximo 30 linhas. Como apoio, candidatos receberam dois textos escritos e um quadrinho.

2012 - Movimento imigratório para o Brasil

O Enem 2012 retratava um tema cada vez mais atual para a sociedade. Com dois textos e um infograma, candidatos precisaram escrever sobre “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”.

2013 - Lei Seca

Em 2013 o combate da mistura entre bebida e direção foi o que permeou textos de milhões de brasileiros. Para trabalhar o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, candidatos tiveram quatro textos de apoio.

2014 - Publicidade Infantil

Um mapa com o detalhamento da regulamentação da publicidade ao redor do mundo e textos de dois livros foram utilizados pelo Inep para abordar a temática “Publicidade infantil em questão no Brasil” no ano de 2014.

2015 - Violência contra a mulher

Com quatro textos de apoio, o tema da redação do Enem 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. O tema causou forte polêmica nas redes sociais por ser considerada uma “pauta de esquerda”. Na época, aquele que desrespeitasse o direitos humanos dentro do texto teria a redação zerada.

2016 - Intolerância religiosa

“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” foi o tema da redação do Enem 2016. Dois trechos de livros,  um trecho do Código Penal e um infográfico foram textos base para os alunos falarem sobre o assunto.

2017 - Inclusão de surdos

No Enem de 2017, primeiro no qual a prova foi aplicada em dois domingos diferentes, a redação foi feita no primeiro dia do exame. Os candidatos precisavam fazer um texto abordando o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Na época, muitos dos candidatos chegaram a afirmar que o Inep, instituto que organiza as provas, deu “pistas” sobre o tema nas redes sociais, o que não foi afirmado pelo órgão.

2018 -  Controle de dados na internet

Com quatro textos motivadores e pegando muitos candidatos de surpresa, o Enem 2018 trouxe como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Apenas 55 candidatos atingiram nota máxima na redação e mais de 100 mil zeraram o tema.

COMENTÁRIOS dos leitores