UNINASSAU recebe palestra sobre hipnose

Ação faz parte do Projeto Especialize, que divulga os programas de pós-graduação da instituição, e foi ministrada pelo Dr Fernando Costa

qui, 25/04/2019 - 22:37
marilia parente/leiaja imagens Psicólogo abordou o tema “Hipnoplasticidade cerebral nos transtornos de ansiedade” marilia parente/leiaja imagens

Na noite desta quinta (25), cerca de 300 estudantes de diversos cursos da UNINASSAU lotaram o auditório Dr Professor Roque de Brito Alves, localizado no Bloco B da instituição, no bairro das Graças, para assistir à palestra do Dr. Fernando Costa, psicólogo especialista em hipnose. O evento faz parte do Projeto Especialize, que divulga os cursos de pós-graduação da universidade, a partir da troca de experiências entre estudantes e profissionais atuantes no mercado de trabalho.

“O Especialize se estende durante toda a semana, trazendo a cada dia uma área diferenciada. Estamos trazendo o Dr. Fernando Costa para que ele possa falar sobre hipnose com os nossos alunos, que poderão experimentar nossa metodologia na pós-graduação”, comenta a coordenadora geral de pós-graduação da UNINASSAU, Kalina Almeida. 

De acordo com o Dr Fernando Costa, o tema abordado por sua palestra, “Hipnoplasticidade cerebral nos transtornos de ansiedade”, é algo que raramente é discutido em outros espaços. “São técnicas que a gente está usando com base na neurociência na hipnose, que foi desenvolvida no Instituto Antônio Costa de Hipnose Clínica (Ihrme), do qual faço parte. Ela promove, dentro dos seus protocolos, a neuroplasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que todos nós temos de mudar nosso cérebro em função e estrutura”, explica. Assim, a hipnose possibilita a mudança de hábitos e a criação de novos neurônios, direcionados para áreas onde há maior demanda. “A gente busca sempre entrar no automatismo e isso é muito ruim, porque criamos padrões. Possuímos um órgão só para nos defender, que quando percebe mudança de padrão, nos coloca no sistema de alerta, então vem a ansiedade”, conclui.

A estudante de psicologia Jennifer Sthefany foi uma das estudantes que passou pelo processo demonstrativo da hipnose. Após os comandos do Dr. Fernando Costa, ela não conseguiu desgrudar as mãos. “Eu achei surreal, realmente acontece. Senti meus braços muito rígidos e minhas mãos como se tivessem sido chumbadas, não estava aguentando mais, como se estivesse carregando um peso. Acho muito interessante a possibilidade de a hipnose fazer você superar traumas sem uso de medicação”, conta.

Já o estudante de farmácia Igor Nascimento, relata que procurou a palestra por acreditar sofrer de ansiedade. “Só tinha visto hipnose na internet e na TV, nunca com um profissional atuante na área. Sempre estou procurando informações e alternativas de tratamento para ansiedade. O que ele falou sobre focar em outra coisa que não seja o que desperta ansiedade foi interessante”, coloca.

COMENTÁRIOS dos leitores