Protesto é ‘esquenta para greve geral’, diz liderança

Vice-presidente do Sintepe afirmou que espera que manifestação faça público abraçar o movimento

por Lorena Barros qua, 15/05/2019 - 16:37
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Manifestantes se reuníram no Centro do Recife na tarde desta quarta Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Lideranças sindicais e estudantis marcaram presença no protesto contra cortes na educação realizado no Centro do Recife na tarde desta quarta-feira (15). Entre o público, a vice-presidente do Sintepe, Valéria Silva, lembrou que o ato também serve para conscientizar o público sobre a reforma da previdência e para movimentar o público em uma greve gertal, planejada para junho.

“Na verdade, esse ato de hoje é como um esquenta para o dia 14 de junho, que será dia de greve geral em todo o Brasil. Nós queremos até lá mobilizar cada vez mais e abraçar esse grande movimento contra o desmonte da educação e a favor da nossa previdência pública”, afirmou Valéria, que também é diretora nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Lucas de Souza, estudante de ciências sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lembrou que os cortes anunciados para a educação também afetam outros trabalhadores, como os terceirizados que ajudam na manutenção das universidades. “A parte que foi cortada não é só do que a rural usa para a gente, é para pagar as contas que são necessárias, para pagar o pessoal”, afirma.

Não só os estudantes de universidades públicas estiveram presentes na manifestação. Adrielly Gomes, presidente do Diretório Acadêmico de letras da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), prestou apoio participando do evento e lembrou da importância da solidariedade nessas situações. “Não vamos ficar calados. Não é porque somos de universidade privada que não vamos parar, pelo contrário. É porque somos de uma universidade privadas que temos que ter empatia por alunos que são de universidade pública”, lembrou.

O protesto deve seguir em caminhada pelas ruas do Centro do Recife até a Praça do Carmo, localizada na Avenida Dantas Barreto.

*Com informações da repórter Camilla de Assis

COMENTÁRIOS dos leitores