Recife: manifestantes se reúnem contra cortes na educação

Movimento se concentrou às 15h na frente do Ginásio Pernambucano

por Lorena Barros qua, 15/05/2019 - 15:50

Uma multidão se reúne diante do Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, Centro do Recife, em protesto contra o contingenciamento de 30% nas verbas da educação federal anunciadas pelo governo Bolsonaro. A movimentação foi convocada por estudantes, movimentos sociais e sindicatos na tarde desta quarta-feira (15).

Por volta das 15h, horário marcado para concentração do ato, já era possível avistar grupos com cartazes, faixas e carro de som na beira do Rio Capibaribe. O estudante Honson Filho, que cursa engenharia mecânica no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), era um dos presentes no local. “Esses cortes que estão acontecendo implicam diretamente na nossa instituição”, conta.

Honson foi ao protesto acompanhado da mãe, a decoradora de festas Karina Porto. Ela, que tem costume de ir às ruas protestar pelos direitos, tinha levado o filho aos protestos realizados no Centro do Recife em 2013, quando ele tinha apenas 13 anos. “Cinco anos se passaram e agora ele estando lá [dentro da universidade] vê pessoalmente o que está acontecendo. Bolsa sendo cortada, auxílio-moradia sendo cortado”, afirma. A decoradora acredita que, com as mudanças anunciadas para a educação, muita gente deixará de estudar.

A previsão é de que o protesto saia em caminhada por volta das 16h30 e siga pelo Parque 13 de maio, Rua do Hospício, Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes, Dantas Barreto e termine na Praça do Carmo. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano bloqueou algumas ruas para que a movimentação ocorra com tranquilidade. O trânsito está intenso no local.

*Com informações da repórter Camilla de Assis

COMENTÁRIOS dos leitores