Alunos da Univeritas/UNG lançam livro na Publicom 2019

Livro-reportagem 'Oteke Vimba' traz a história de duas comunidades quilombolas do estado de São Paulo

por Nataly Simões sex, 31/05/2019 - 16:22
Anderson Macedo / Univeritas/UNG Caroline Nunes e Wagner Silva vão lançar o livro-reportagem "Oteke Vimba" na Publicom 2019 Anderson Macedo / Univeritas/UNG

Os alunos do curso de Jornalismo da Univeritas/UNG, Caroline Nunes, 27 anos, e Wagner Silva, 36 anos, vão lançar o livro-reportagem "Oteke Vimba" na Publicom 2019, evento que acontece em Vitória (ES) nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A publicação, que resultado do trabalho de conclusão de curso dos autores, conta a história dos quilombos da Caçandoca, localizado no litoral norte paulista, e do Cafundó, que fica em Salto de Pirapora, no interior do estado. Além de dados antropológicos, o trabalho traz a narrativa dos autores sobre a experiência vivida nesses locais e relatos dos moradores.

Quanto à expectativa para o lançamento do livro na Publicom, a dupla de alunos acredita que é uma oportunidade de dar visibilidade a essas comunidades. "Uma coisa que ouvimos nos dois quilombos foi que eles se sentem invisíveis. Sempre que as pessoas pretendem estudar sobre os remanescentes, o quilombo escolhido é o de Palmares, sendo que existem diversas comunidades que não recebem nenhum tipo de atenção. Eu espero que possamos representá-los bem e que suas comunidades sejam reconhecidas com a importância que merecem", afirma Caroline.

Os autores também pretendem ampliar o assunto que abordaram na grande reportagem, em que o fio condutor são as diferenças entre a comunidade da Caçandoca, que possui titulação de terra, e a do Cafundó, que ainda não foi reconhecida pelas autoridades.

"O livro ainda não está finalizado, e eu espero conseguir uma bolsa para terminá-lo, porque ainda tem muita gente com quem preciso falar e muitas histórias que quero contar, mas ainda não tenho condições", explica Wagner.

"Oteke Vimba" ganha visibilidade com o lançamento pela Publicom, que é um espaço destinado a novas publicações e outros produtos de natureza acadêmica inscritos no congresso anual da Intercom. A coordenadora do curso de Jornalismo da Univeritas/UNG, Flávia Delgado, ficou orgulhosa por ter dois de seus melhores alunos entre os participantes de um dos maiores eventos de comunicação do país. "A sensação é de um orgulho imenso e não estou surpresa porque a Carol e o Wagner sempre foram excelentes alunos. Encontraram no nosso curso o estímulo que precisavam para voar. E agora, decolaram!", enfatiza.

Além dos representantes da instituição de ensino na Publicom, a Univeritas/UNG têm 11 indicações nas áreas de Publicidade e Propaganda e Jornalismo na Expocom de 2019.

COMENTÁRIOS dos leitores