Saiba quais assuntos de Linguagens estudar para o Enem

A prova engloba questões de português, literatura, língua estrangeira, artes, cultura e esportes e cobra do aluno interpretação de textos e diferentes aspectos da comunicação

por Marcele Lima sab, 08/06/2019 - 07:59
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens . Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

Um dos cadernos mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é o de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. São 45 questões, ricas em textos e imagens, que exigem do estudante muito mais do que saber gramática e ortografia. Faz parte do primeiro dia de prova e traz em seus conteúdos a língua estrangeira escolhida pelo participante na hora da inscrição.

De acordo com a matriz de referência, serão cobradas nove competências, que exigem que o estudante saiba confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens, conheça os diferentes tipos de textos, linguagens e símbolos, além de ter conhecimento sobre as artes como saber cultural e os elementos da comunicação e informação no nosso dia a dia, entre outros. No entanto, há uma predominância de certos assuntos que são praticamente "carta marcada" entre as edições.

Nas salas de aulas dos cursinhos preparatórios, os alunos veem todo o conteúdo das matérias, contudo saber quais as chances daquele tópico aparecer na prova ajuda na hora de intensificar os estudos. De acordo com a matriz de referência da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, 37,8% do conteúdo presente nas últimas edições do Enem são de estudos dos aspectos linguísticos em diferentes textos e 22,2% trazem estudo do texto literário.

“Nos últimos quatro anos, predominaram questões de interpretação textual, especialmente quanto à análise de ideia central, intencionalidade e estratégias argumentativas, além do conhecimento acerca dos gêneros e tipos textuais. Também são frequentes questões de literatura, mas muito mais relacionadas à compreensão de textos do que a teoria literária. Em relação a outros conteúdos, sempre caem funções da linguagem, variação e preconceito linguísticos e figuras de linguagem”, explica o professor de português Diogo Xavier.

A menos de seis meses para o Enem, praticar é essencial para se dar bem. A dica do professor Diogo é que os feras busquem desenvolver a leitura e a interpretação. “Além disso, o estudante deve dominar no mínimo as classificações da morfologia e da sintaxe, que ajudarão tanto na redação quanto na prova objetiva”. Uma coisa corriqueira na prova é a contextualização dos quesitos e o cotidiano das pessoas, ler revistas e jornais, ajudam tanto no desenvolvimento do hábito, quanto na capacidade de pensamento, interpretação e avaliação de fatos.

E quem não gosta ou não tem o hábito de ler textos extensos pode se dar bem no Exame?

Antes era mais fácil encontrar a resposta no enunciado da questão. Nos últimos dois anos os textos cobram uma leitura mais completa. Uma outra problemática que envolve o Enem em relação a isso é o tempo que é dedicado a cada questão. “Para lidar com isso, o estudante deve levar em conta a teoria de resposta ao item, que faz com que questões mais difíceis valham mais, mas ao mesmo tempo baixa notas de alunos que acertam muitas questões difíceis e poucas fáceis. Dessa forma, o aluno deve buscar primeiro questões fáceis: uma rápida leitura no enunciado permite ter uma noção do grau de dificuldade. Caso não dê tempo de responder a todas as questões, o aluno pode chutar as difíceis e garantir a coerência do TRI”, orienta o professor Diogo Xavier.

Confira abaixo uma lista com os assuntos que mais tem aparecido na prova do Enem, conforme um estudo feito pelo Sistema de Ensino Poliedro

1 - Interpretação de texto

1.1 - ambiguidade e semântica

1.2 - funções da linguagem

1.3 - variação linguística

1.4 - tipos de textos

2 - 2ª e 3ª gerações do Modernismo

3 - Origens do realismo e realismo machadiano

4 - orações coordenadas

5 - Parnasianismo e simbolismo

6 - Quinhentismo, Barroco e Arcadismo

7 - Verbo

Inglês e Espanhol

100% Interpretação de texto

Arte

47% arte contemporânea e 27% música do século XX

Educação Física

75% cuidados com o corpo

COMENTÁRIOS dos leitores