Capes oferece 65 bolsas para estudos na França e Alemanha

Serão selecionados estudantes e docentes. Inscrições estão abertas

por Camilla de Assis sex, 14/06/2019 - 15:57
Pixabay Paris, na França Pixabay

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com 65 vagas abertas para projetos de pesquisa no exterior. Serão selecionados estudantes e docentes para as viagens. As oportunidades são para apoio a projetos realizados em conjunto com entidades alemãs e francesas.

Entre os critérios exigidos para alguns dos programas, é preciso ter vínculo empregatício permanente com Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e ser docente de programa de pós-graduação com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017. Os candidatos serão selecionados para os programas Probral, Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Confecub) e Brafitec.

No Probral, programa realizado em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o docente terá a oportunidade de fazer doutorado-sanduíche (com duração de seis mese a um ano), pós-doutorado, além de participarem como professores visitantes júnior e sênior. Os interessados têm até as 17h de 26 de julho para realizar a inscrição.

Já no programa Confecub, serão selecionados projetos conjuntos de pesquisa realizados com Instituições de Ensino Superior na França. Além do custeio, o programa financia missões de trabalho e estudo. As missões de estudo são para doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral. O prazo para inscrição vai até as 17h do dia 25 de julho.

Já a Brafitec tem parcerias universitárias de graduação entre o Brasil e a França na área de engenharia. A iniciativa incentiva a formação de recursos humanos e pesquisa por meio da mobilidade acadêmica e do intercâmbio científico entre IES com bolsas e aporte financeiro. Editais dos programas podem ser obtidos pelo site da Capes, na internet, onde também há os canais para as inscrições.

COMENTÁRIOS dos leitores