Enem: quatro disciplinas que abordam a Amazônia

A Floresta Amazônica e sua biodiversidade pode cair no Enem de diferentes formas. Veja como resolver questões sobre o tema em quatro disciplinas que são cobradas no exame

por Francine Nascimento sex, 06/09/2019 - 13:50
Pixabay Pixabay

Sendo a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, concentra uma grande riqueza em biodiversidade. Atualmente, muito tem se falado na importância da preservação da Floresta Amazônica em razão dos desmatamentos e dos altos índices de queimadas que comprometem o seu ecossistema.

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, já devem estar esperando que assuntos podem aparecer de alguma forma na prova. A Amazônia pode ser tema na prova de maneiras muito singulares, já que se trata de um assunto amplo. Uma matéria recente do LeiaJá contextualiza conteúdos importantes para você estudar sobre a mata amazônia e tudo que a envolve. Mas você sabia que é possível resolver questões sobre a Amazônia em mais de uma disciplina? Em história, por exemplo, o professor Pedro Botelho diz que há um conjunto de episódios ao longo da nossa história que poderia ser cobrados. “Não necessariamente algo muito atual, como os problemas. Porque, como é muito recente, dificilmente vai cair na prova, pois a prova é uma prova apologética, que não vai tecer críticas duras e diretas ao governo” comenta.

Um exemplo lembrado pelo professor que está relacionado à história que poderia ser cobrado é expansão territorial do Brasil, que fala do Tratado de Madrid assinado em 1750. “O Brasil passa a ganhar os contornos geográficos e territoriais que são muitos parecidos com o que nós temos hoje, tirando o Acre e outros territórios menores. E a região amazônica acaba entrando para o território brasileiro pela questão do uso e posse que vai ser o argumento utilizado pela coroa portuguesa”, explica.

Um outro assunto indicado pelo professor é a exploração da borracha. Confira o exercício abaixo:

A exploração da borracha amazônica teve um impressionante salto no fim do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O contexto político e econômico da borracha está ligado:

a) ao sistemático arrefecimento da produção cafeeira, marco da Primeira República

b) ao cenário nacionalista da Era Vargas, sendo a borracha o carro-chefe da economia brasileira

c) ao período da Belle Epoque, fornecendo a matéria-prima necessária para as potências industriais

d) ao trabalho efetivo dos governos populistas em dinamizar a economia no setor norte do país

Gabarito: C

Resolução: com a Segunda Revolução Industrial (1850-1900), a demanda pela borracha aumentou exponencialmente, causando uma rápida expansão da extração do látex. Países como Inglaterra e Alemanha se beneficiaram dos seringais brasileiros, o que ocasionou, no Brasil, um desenvolvimento socioeconômico da região Norte.

Em geografia, o professor Dino Rangel concorda com Pedro Botelho no que diz respeito a abordagem de assuntos mais recentes. “Acredito que a prova do Enem, se levarmos em consideração a interferência direta do atual governo em sua elaboração, não deverá abordar aspectos polêmicos, como: demarcação de terras indígenas, a usina de Belo Monte... e aí, talvez nem tão pouco a questão das queimadas. Desta forma, ela poderá trazer o crescimento industrial da região Norte, através da Zona Franca de Manaus, da Transamazônica e da expansão da fronteira agrícola vinda do Centro-oeste. Outras possíveis abordagens são exatamente a da questão abaixo (características biogeográficas e climáticas da região) e também a questão das migrações de refugiados (que é o caso dos venezuelanos em Roraima).

Confira a questão de geografia elaborada pelo professor:

“Oh, riqueza das Américas!... És bela, és perene, és hidro, és densa, tão arbórea e heterogênea quanto nenhuma outra! Mas que sofres por tamanha ganância antrópica, seja pelos garimpos ou pela expansão da soja... choras, choras e choras pedindo socorro por sentir o ardor e destruição de tuas raízes, troncos, folhas... por sentir, na verdade e na pele, o descaso da soberania de uma nação que emblema “ordem e progresso” as custas de tua exploração! Oh, riqueza das Américas!... até quando derramarás tuas lágrimas?...”

O texto acima explicita características biogeográficas e sociais de uma região que apresenta:

a) Menores índices pluviométricos do país

b) Menores reservas mineralógicas da nação

c) Maiores latitudes do continente americano

d) Menores amplitudes térmicas do país

e) Maior concentração industrial nacional

Gabarito D

Por se localizar bem próximo ao Equador, a Região Norte do país apresentará durante o ano todo, praticamente, temperaturas elevadas, além das chuvas abundantes por conta da floresta amazônica. O que torna assim a diferença entre as maiores e menos temperaturas verificas ao longo do ano baixas.

 

O exercício trazido pelo professor de biologia Douglas Marques foca no impacto causado pelas queimadas na floresta.

 

No ano de 2019 o Brasil apresentou um aumento expressivo nos focos de queimadas na floresta amazônica, tendo um crescimento de 71% em relação ao ano anterior. Alguns especialistas indicam que esses eventos provocados por ação antrópica podem trazer um impacto bem maior do que a perda da biodiversidade, o que tem levantado discussões em toda a comunidade mundial.

Dentre os impactos diretos causados pelas queimadas na floresta amazônica estão:

a) o aumento na concentração de CO2 pela combustão incompleta.

b) elevação na temperatura e diminuição nos níveis de chuvas da região.

c) a perda de microrganismos no solo que afetam a ciclagem de nutrientes.

d) a degradação erosiva do solo e a extinção de espécies.

e) a formação de chuva ácida e acidificação dos rios da região.

Gabarito: C

As queimadas provocadas empobrecem o solo, já que eliminam os microrganismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica e, consequentemente, prejudicam a reciclagem natural de nutrientes no ecossistema.

 

Outra matéria que pode facilmente falar sobre a Amazônia é a Química, que, assim como biologia, está inserida na área de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologia. O professor de química Berg Figueiredo preparou uma questão trazendo a fotossíntese.

 

A Amazônia apresenta uma das maiores biodiversidades do planeta e embora as variedades sejam enormes, o processo de obtenção de energia das plantas é o mesmo. A fotossíntese é o processo de conversão no qual o Gás Carbônico é convertido em Gás Oxigênio por diversas relações complexas que ocorrem nas plantas, árvores e seres clorofilados.

De forma simplificada, a reação da fotossíntese seria:

Luz + 6 CO2  +  6 H2O  -----> C6H12O6  + 6 O2   + clorofila

Dadas as entalpias de formação do CO2 (-94 kcal/mol), da H2O (-58 kcal/mol) e da glicose (-242 kcal/mol), pode-se concluir que o processo é:

A) endotérmico e a energia envolvida, 1152 kcal/mol de glicose

B) endotérmico e a energia envolvida, 670 kcal/mol de glicose

C) exotérmico e a energia envolvida, 1152 kcal/mol de glicose.D) exotérmico e a energia envolvida, 670 kcal/mol de glicose

E) endotérmico e a energia envolvida, 392 kcal/mol de glicose

Gabarito: B

 

A questão cobra a energia envolvida para o processo de fotossíntese. Nesse caso o processo será a variação de Entalpia:

Delta H = Entalpia dos Produtos - Entalpia dos Reagentes

Delta H = (-242kcal) - (6(-94kcal) + 6(-58kcal))

Delta H = -242kcal + 912kcal

Delta H = + 670kcal

Lembrando, Delta H > 0, o processo é endotérmico.

 

Obs.: Substância simples na forma alotropica mais estável tem a Entalpia igual a zero. Por isso o valor do gás oxigênio não entrou na fórmula pois seu valor é zero.

 

COMENTÁRIOS dos leitores