Jovem que vendia picolé realiza sonho de estudar na Europa

Fernanda Almeida conseguiu custear as despesas graças ao trabalho

por Marcele Lima sex, 06/09/2019 - 17:55

Já está em Portugal a jovem recifense Fernanda Almeida, aprovada em um curso de comunicação social da Escola Superior de Educação de Viseu. A estudante foi aprovada no processo seletivo da instituição através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e antes mesmo da viagem houve uma preocupação em relação ao sustento dela no país europeu e os custos com o deslocamento.

Junto com a mãe, Fernanda, do bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, saia todos os finais de semana de casa para vender picolés na praia de Boa Viagem. Nanda ainda divulgou a causa em sua rede social e promoveu uma feijoada para arrecadar fundos. Paralelo a isso, criou uma vaquinha virtual para quem tivesse interesse em ajudá-la nesse objetivo. Felizmente, há uma semana ela desembarcou em Portugal para dar início ao sonho.

A caloura de comunicação está morando na cidade de Viseu e aguarda ansiosa pelo início do semestre letivo, marcado para o dia 16 de setembro. “A vida por aqui está muito corrida, com toda euforia para começar as aulas, entre outras coisas que preciso resolver por aqui. Estou realmente muito feliz, estou de coração aberto para tudo que está por vir. Minha expectativa é aproveitar todos os momentos e oportunidades”, disse Fernanda Almeida.

A garota foi estudante da Escola de Referência em Ensino Médio do Porto Digital, e sempre teve como objetivo estudar comunicação fora do Brasil. A meta inicial era arrecadar R$ 12 mil para bancar os custos logísticos e de permanência imediata na Europa. “Quando vi que o dinheiro das vendas mais as doações ultrapassou a nossa meta, eu e minha família choramos de alegria. Cheguei há poucos dias e está sendo incrível lidar com tantas pessoas diferentes de mim e conhecer mais da cultura portuguesa”, contou Fernanda.

Atualmente mais de 40 instituições de ensino superior de Portugal admitem alunos pelo processo seletivo iniciado a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

COMENTÁRIOS dos leitores