Mulheres podem aprender artesanato de graça em Olinda

Curso está sendo oferecido pelo Educandário Santa Tereza, mantido pela Santa Casa de Misericórdia

qua, 11/09/2019 - 12:15
Divulgação Curso de artesanato é gratuito Divulgação

 O Educandário Santa Tereza, mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, está oferecendo curso gratuito de artesanato para mulheres que moram no entorno da instituição, localizada em Olinda. As aulas ensinam decoração em tiaras, bolsas e bijuterias, e são voltadas, prioritariamente, para as mães das crianças assistidas pelo educandário e, também, para mulheres das comunidades do V8, V9, Ilha do Maruim e Ponte Preta.

O principal objetivo é resgatar e capacitar mulheres, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social. Iraci Maria Pereira é uma das alunas que procurou a oficina para aprender a criar artesanato e poder incrementar a renda da família. “Estou fazendo para vender, ajudar em casa, porque o negócio está meio apertado. Recebo pensão do marido e meu filho está desempregado. Aí tem que dar um jeito, né?”, conta. Josefa Severina também pensa em vender as peças confeccionadas no curso: “Ter uma rendinha extra. Comprar pão, alguma coisa que falte, né?”.

Para algumas, a oficina também é uma oportunidade de aprender algo novo e se distrair. “Eu sou viúva, aí a gente fica muito a pensar, né? Aí aqui a gente encontra as amigas, que nasceram e se criaram aqui na Ilha do Maruim, então eu estou gostando muito”, afirma Urbanete Marques. Quem também se inscreveu com esse intuito foi Rúbia Antônia de Araújo: “Estou gostando muito, mas é mais para distrair a mente”.

Já Marilene Ferreira, moradora da Ilha do Maruim e ex-aluna do Santa Tereza, acredita que essa iniciativa ajuda, também, na autoestima e desenvolvimento das mulheres. “Todos os cursos que fazem aqui eu sempre me encaixo. Para atualizar a vida, né? Vai chegando uma certa idade, a gente não pode ficar parada”, diz. O educandário, para ela, sempre foi lugar de aprendizado: “Eu estudei muitos anos aqui. Eu tenho isso aqui como minha casa, eu amo o Santa Tereza”.

O curso acontece às segundas-feiras, 8h às 11h, até o final do ano. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso realizar a inscrição na secretaria do educandário (Av. Olinda, nº 750, Santa Tereza, Olinda). A oficina é uma parceria da Santa Casa de Misericórdia do Recife com o Instituto Humanitas (IHU), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

*Da assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores