Enem: Inep promete divulgar mensagens para alunos surdos

A ação é referente ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado nesta quinta-feira (26)

por Marcele Lima qui, 26/09/2019 - 16:04
Pixabay Os participantes que solicitaram atendimento em Libras terão tempo adicional na prova Pixabay

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançará em seu site oficial e nas redes sociais uma série de mensagens na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é orientar candidatos com deficiência auditiva e surdez para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O material deve ser divulgado nos próximos dias.

Serão dadas orientações relacionadas ao que pode ou não ser levado para o local de prova, documentos aceitos e como encontrar material de estudo em Libras, além de diversos outros assuntos relacionados aos dias da prova, marcados para 3 e 10 de novembro. De acordo com o Inep, a ação é uma forma de homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado nesta quinta-feira (26).

A cartilha do participante, referente à redação, também vai ser traduzida. O material esclarece a metodologia e as competências cobradas de todos os participantes. O vídeo estará disponível no YouTube do Inep em breve. Já no dia da aplicação do Enem os surdos terão auxílio especial com a utilização da videoprova, em vigor desde 2017.

Em 2018, a Plataforma Videoprova foi aprimorada. A ferramenta traz os enunciados das questões e as opções de respostas e os gabaritos em Libras, sendo um material de estudos acessível para quem precisa. Os participantes que solicitaram o atendimento especial terão tempo adicional para realização do Exame, que pode chegar até a 120 minutos por dia.  

Segundo o Inep, a Política de Acessibilidade e Inclusão, direcionada à comunidade surda que tem a Libras como primeira língua, garante editais, videoprovas, cartilhas e campanhas de comunicação em Libras, visando a inclusão e a acessibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio.

LeiaJá também

--> Manifestação cobra escolas bilíngues em Pernambuco

--> Dia Nacional dos Surdos: educação ainda pede avanços

COMENTÁRIOS dos leitores