Alerta: Inep relembra objetos proibidos no Enem

Provas do Exame começam no próximo domingo (3) em todo o Brasil

por Lara Tôrres ter, 29/10/2019 - 20:30
Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Julio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos próximos domingos, dias 3 e 10 de novembro. Nos dias que antecedem o processo seletivo, é muito comum que os estudantes tenham dúvidas a respeito dos materiais que podem ser levados para os locais de aplicação de provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) relembrou, nesta terça-feira (29), que há elementos obrigatórios, opcionais e proibidos durante a realização do Exame.

A caneta esferográfica de tinta preta, confeccionada em material transparente, é um ítem obrigatório, sendo proibido utilizar canetas diferentes, lápis e lapiseira. Esses objetos, caso levados, devem ser guardados na embalagem fornecida pelo aplicador, que deverá ser lacrada. 

Há outros objetos que podem ser levados pelos participantes, mas devem ser mantidos dentro da embalagem plástica fornecida na entrada da sala: borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais impressos e qualquer dispositivo eletrônico, desde que esteja desligado. Mesmo dentro do saco plástico lacrado, se o dispositivo estiver ligado e fizer qualquer tipo de som, o participante será eliminado. 

O documento oficial com foto também é necessário para identificar o aluno na entrada dos locais de provas, não sendo aceitos documentos digitais ou cópias, mesmo que autenticadas. Em caso de perda ou roubo dos documentos, os participantes devem apresentar o Boletim de Ocorrência expedido pela polícia há, no máximo, 90 dias. Documentos vencidos, de acordo com o Inep, serão aceitos para identificação desde que estejam entre a documentação listada. 

Uma vez na sala de aplicação das provas, os participantes não podem usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. O Inep não faz nenhuma recomendação quanto a prender os cabelos durante a prova, nem estipula regras de vestimenta para os estudantes durante a realização do Enem. Os lanches dos participantes, segundo o Inep, não precisarão estar em embalagens transparentes, e os alimentos industrializados podem ser mantidos em suas embalagens originais mas, conforme o edital, todas as comidas devem ser revistados. 

LeiaJá também

--> Não deixe o suor excessivo te atrapalhar no Enem

--> Saiba como fica o Enem 2019 sem o horário de verão

COMENTÁRIOS dos leitores