Alunos do Recife são tricampeões em Olimpíada de Robótica

Equipe The Monsters, da Escola Municipal Pedro Augusto, conquistou o primeiro lugar da competição

por Bruna Oliveira sex, 01/11/2019 - 17:48
Divulgação/PCR Equipe The Monsters, da Escola Municipal Pedro Augusto Divulgação/PCR

Pela terceira vez estudantes da rede municipal de ensino do Recife foram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A equipe The Monsters, da Escola Municipal Pedro Augusto, conquistou o primeiro lugar da competição e garantiu vaga para disputar o mundial em Portugal, no próximo ano. Com a premiação, será a quinta experiência de alunos da rede de ensino em mundiais.

Outras equipes pernambucanas também conseguiram boas colocações na disputa, que foi realizada no Rio Grande do Sul no último fim de semana, visto que o segundo lugar foi conquistado pela equipe Poetas Robóticos, da escola municipal Poeta Jonatas Braga e o quarto lugar pela equipe DMC Evolution, da Padre Antônio Henrique. “O acúmulo de experiências nas competições de robótica incentiva esses estudantes a investirem em pesquisa e desenvolvimento, além de participarem de programas de intercâmbio e troca de experiência com colegas do exterior", destacou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife, em nota divulgada pela assessoria.

O desafio da OBR foi a categoria Resgate, na qual, durante a competição, os robôs programados pelos estudantes do nível 1 (4º ao 8º ano) resgataram uma suposta "vítima", representada por uma bolinha, para a área de salvamento. Já os alunos do nível 2 (8º e 9º ano) deram continuidade à competição, suspendendo a "vítima" e a colocando em uma área segura.

 

COMENTÁRIOS dos leitores