Enem: 38 mil estudantes usarão recursos de acessibilidade

Neste ano, o Enem vai oferecer 15 tipos de recursos de acessibilidade, incluindo auxílio para transcrição, tradutor-intérprete de Libras, prova em braile e ampliada, tempo adicional e videoprova em Libras

sab, 02/11/2019 - 17:56
Valter Campanato/Ag. Brasil Pela primeira vez, surdos, deficientes auditivos e surdocegos puderam indicar, durante inscrição, o uso de aparelho auditivo ou de implante coclear Valter Campanato/Ag. Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que mais de 39 mil participantes do Enem vão utilizar recursos de acessibilidade. Neste ano, o Enem vai oferecer 15 tipos de recursos de acessibilidade, incluindo auxílio para transcrição, tradutor-intérprete de Libras, prova em braile e ampliada, tempo adicional e videoprova em Libras.

 Pela primeira vez, surdos, deficientes auditivos e surdocegos puderam indicar, durante inscrição, o uso de aparelho auditivo ou de implante coclear, o que melhora o atendimento ao estudante no dia da prova. O Inep registrou 1848 usuários que utilizam um destes dispositivos ou os dois.

 Desde 2017, a comunidade surda que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua faz a videoprova traduzida em Libras. A modalidade permite que o participante realize a prova em notebook, por meio de vídeo com enunciados das questões e opções das respostas traduzidas em Libras. Quem faz esse tipo de prova conta com 120 minutos adicionais para cada dia do exame.

 São mais de 1,3 mil participantes que vão fazer videoprovas em Libras nesta edição e 14,8 mil terão tempo adicional para finalizar a prova. Para atender quem precisa de auxílio à leitura, o Inep terá mais de seis mil ledores de provas. O instituto também faz atendimento específico para gestantes, lactantes e idosos em situação hospitalar e outras condições, o que soma oito mil atendimentos neste ano.

 Conheça os recursos de acessibilidade oferecidos:

 Visão monocular e baixa visão: ledor, transcritor, prova com letras e figuras ampliadas, sala de fácil acesso. O edital também prevê que, se solicitado, o candidato pode fazer o uso de alguns materiais próprios, como caneta de ponta grossa, tiposcópio, óculos especiais, lupa, telelupa e luminária.

 Cegueira: prova em braile, ledor, transcritor, sala de fácil acesso. Assim como os candidatos com baixa visão, o deficiente visual também pode ter o auxílio de materiais próprios. São eles: máquina Perkins, punção, reglete, assinador, tábuas de apoio, sorobã e cubaritmo – instrumentos que auxiliam na escrita e cálculos para pessoas cegas. O candidato também pode fazer a prova acompanhado de cão-guia.

Surdocegueira: guia intérprete, prova em braile, transcritor, sala de fácil acesso.

 Deficiência auditiva e surdez: tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, videoprova em Libras.

 Autismo, discalculia, déficit de atenção e dislexia: ledor, transcritor, tempo adicional – uma hora por dia.

 Deficiência intelectual: ledor, transcritor, sala de fácil acesso.

 Deficiência física: transcritor, sala de fácil acesso, mobiliário adaptado (mesa e cadeira sem braços e mesa para cadeira de rodas).

 

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