Enem: para professores, nível da prova de física aumentou

Na análise dos educadores ouvidos pelo LeiaJá, a prova trouxe termos técnicos e assuntos que apareciam pouco nos últimos anos

por Lara Tôrres dom, 10/11/2019 - 22:10
Lara Tôrres/LeiaJáImagens Os professores Hugo Souza e Carlos Júnior consideraram a prova mais conteudista Lara Tôrres/LeiaJáImagens

Na tarde deste domingo (10), foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Com uma média de 15 questões, a prova de física foi considerada mais difícil e conteudista que a do ano passado de acordo com a análise de professores. 

Na opinião do professor Carlos Júnior, a prova de física do Enem 2019 tinha questões diretas e mais objetivas, mas repleta de termos técnicos e assuntos que vinham caindo pouco nos últimos anos. “O nível da prova aumentou, trouxe termos técnicos nos quais o estudante poderia ter dificuldade. No mais, cálculos simples”, disse ele.

Carlos afirmou também que para conseguir resolver às questões, era essencial que o fera estivesse atento aos fenômenos naturais que conectam as três áreas do conhecimento que formam a prova. 

Já o professor Hugo Souza afirmou que já era esperado que a prova subisse a dificuldade e se tornasse mais conteudista, o que de fato ocorreu. "Oito questões apresentam cálculos, alguns simples e outros não. As questões das unidades, que o fera tinha que ter atenção para não errar por uma besteirinha. Algumas fórmulas tinham que ser decoradas, em outras era melhor lembrar do conceito básico para achar a fórmula que tinha que usar”, disse ele. 

Hugo também explicou que a presença forte de temas que vinham sendo pouco cobrados também dificultaram a vida dos feras. “Os conteúdos rompem um pouco com o que vinha caindo. Nos últimos anos a gente tem a parte de ondulatória e eletrodinâmica muito forte e neste ano ondulatória veio com uma questão só”, afirmou o professor. 

Apesar da mudança de perfil, o professor Hugo não acredita que os assuntos que vinham sendo mais cobrados vão sumir da prova. “É uma grande quantidade de assuntos para colocar em 15 questões, então não creio que esses assuntos sumiram, apenas foi dado espaço para outros que não vinham caindo tanto nos últimos anos”, argumentou. 

Confira a questão comentada em vídeo:

LeiaJá também

--> Enem: prova de química teve poucos cálculos

--> Biologia: prova foi mais conteudista, segundo professores

-->  Análise: matemática foi dentro do esperado, diz professor

COMENTÁRIOS dos leitores