Alunos ricos do Brasil têm uma das piores médias no Pisa

Estudantes mais ricos tiveram desempenho menor que os registrados por alunos pobres de outros países

por Paula Brasileiro ter, 03/12/2019 - 13:58

Os estudantes brasileiros com condição socioeconômica e cultural elevada apresentaram pior desempenho em leitura comparados aos alunos pobres de outros países, como a China. Os dados foram levantados pela avaliação internacional da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), divulgado nesta terça (3). 

Na avaliação, realizada em 2018, o Brasil ficou na 57ª colocação no ranking, na disciplina leitura. A média do grupo de alunos brasileiros mais ricos é de 470 pontos, nota superada pela média dos alunos mais pobres de oito países: China, Estônia, Cingapura, Canadá, Finlândia, irlanda, Coreia do Sul e Reino Unido. 

O relatório divide os alunos em quatro grupos, de acordo com suas condições socioeconômicas e culturais. os brasileiros que alcançam o topo da pirâmide são minoria e estão entre os mais ricos. Apenas 2% alcançou os níveis cinco ou seis em uma das matérias, contra uma média de 16% nos países desenvolvidos.  

 

COMENTÁRIOS dos leitores