Novo portal do Cate oferece empregos e cursos online

Além das vagas, site também oferece cursos online e disponibiliza analistas de negócios para orientar novos empreendedores

por Alex Dinarte ter, 03/12/2019 - 16:17
Prefeitura de São Paulo / Cate Com novo site, a ideia é dobrar o número de atendimentos realizados Prefeitura de São Paulo / Cate

Profissionais que ainda buscam sua recolocação no mercado ou querem abrir o seu próprio negócio na cidade de São Paulo já podem acessar o novo portal do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), que está no ar desde a última terça-feira (2). Além de apresentar as vagas de emprego disponíveis nas unidades físicas do Cate, o site oferece oportunidades em cursos profissionalizantes presenciais de curta duração e uma equipe com 50 analistas para orientar novos empreendedores.

O novo portal (www.cate.prefeitura.sp.gov.brrealiza serviços que, até a última semana, eram apenas presenciais. As vagas de emprego estarão no site e serão atualizadas para permitir que o trabalhador as consulte sem precisar ir à unidade. De acordo com Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a ideia é dobrar o número de atendimentos realizados em 14 anos de existência do Cate. "Se em 14 anos foram realizados mais de 15 milhões de atendimentos, com o novo site esse número será duplicado em pouco tempo, devido ao alcance e uso cada vez mais frequente da internet via smartphones”, declara.

O ambiente virtual também disponibilizará uma plataforma de Ensino a Distância (EAD) com vídeoaulas. Dispostos em diversas áreas, os cursos são gratuitos e os alunos terão direito a certificados emitidos após a conclusão da qualificação.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, as novidades não são apenas no ambiente virtual. Ao dar entrada em qualquer unidade do Cate, uma triagem passa a nortear o atendimento. A pesquisa, realizada na entrada do posto deve direcionar o futuro empresário para serviços como formalização do micro-empreendedor individual (MEI), capacitação e co-working (compartilhamento de locais para montagem de ambiente de trabalho) público, entre outros. Já para o profissional que busca uma nova oportunidade de emprego, há o encaminhamento para a consulta de vagas, cursos de qualificação, palestras, oficinas de orientação para processos seletivos e elaboração de currículo.

No Cate, há também atendimento para orientação sobre seguro-desemprego e emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

COMENTÁRIOS dos leitores