Aeronáutica abre concurso com 156 vagas

As vagas são destinadas para candidatos que tenham concluído nível médio ou técnico

qua, 22/01/2020 - 17:59
SD Felipe Coelh/Força Aérea Brasileira Certame irá preencher 156 vagas para a função de sargento SD Felipe Coelh/Força Aérea Brasileira

*Por Aurilene Cândida

A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou concurso público para Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS). Podem participar do processo homens e mulheres que tenham concluído o ensino médio ou curso técnico de nível médio.

As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até as 15h de 12 de fevereiro. A taxa de candidatura é de R$ 60. Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas por meio da internet. O candidato passará por prova escrita, composta por questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados, prevista para o dia 26 de abril.

Para se inscrever é necessário que o candidato não tenha menos de 17 anos e nem tenha completado 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula do EAGS, que será em 2021. Caso o candidato tenha interesse e seja menor de 18 anos, é necessário estar autorizado por seu responsável legal para realizar as provas escritas e participar das próximas fases. As especialidades propostas pelo quadro de suboficiais e sargento da aeronáutica são: eletrônica, administração, enfermagem, eletricidade, informática, laboratório, obras, pavimentação, radiologia e topografia. Das vagas abertas, 20% são destinadas para candidatos negros.

As provas escritas serão aplicadas nas cidades de Belém - PA, Recife - PE, Natal - RN, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, São Paulo - SP, São José dos Campos - SP, Campo Grande - MS, Canoas - RS, Santa Maria - RS, Curitiba - PR, Brasília - DF, Manaus - AM, Porto Velho - RO e Boa Vista - RR.

Durante a realização do estágio, o aluno estará sujeito ao regime da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), e terá direito à mesma remuneração que recebia pela ocasião da matrícula. Se militar ativamente na aeronáutica, ou fixado em lei, terá direito a alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), em 10 de janeiro de 2021, para habilitação à matrícula no curso.

COMENTÁRIOS dos leitores