Vocação: qual profissão devo seguir?

Há profissionais que ajudam os estudantes a saberem quais cursos podem ser feitos para ter uma carreira de sucesso

por Ruan Reis qui, 23/01/2020 - 18:00
Ruan Reis/LeiaJáImagens Alunos procuram profissionais para auxiliar no processo de escolha da futura carreira Ruan Reis/LeiaJáImagens

É fato que não existe um manual pronto para ajudar pessoas na escolha de suas profissões, mas há profissionais que auxiliam os estudantes a saberem quais cursos podem ser feitos para ter uma carreira de sucesso. Mesmo assim, pessoas, muitas vezes ainda jovens, se questionam sobre qual profissão devem seguir.

De acordo com Carolina de Jesus Pontes Pereira, 44, psicopedagoga no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), essa dúvida é comum entre os jovens, principalmente quando se sentem pressionados. “É natural o candidato ter dúvidas, na maioria das vezes, ele se vê cobrado pelos pais, colegas, sociedade, e, até por ele mesmo, a fazer uma escolha assim que termina o ensino médio”, fala a psicopedagoga.

A especialista ainda pontua as angústias e conflitos que esses estudantes passam para decidir qual profissão seguir e aconselha as pessoas a fazerem um teste vocacional. Além disso, ela esclarece quem deve ser procurado quando o candidato se encontra com essas dúvidas. “Normalmente, oriento as pessoas que têm dúvidas em relação a escolha da profissão a procurarem um psicólogo para trabalhar essa questão”, explica Carolina Pereira.

Simone Perinotto Bellan, 36, psicóloga e orientadora profissional no colégio Poliedro informa que o processo de escolher uma profissão está muito baseada na reflexão e nas informações que o jovem faz - o que muitas vezes requer um certo tempo para ser realizado. 

“O ideal é que esse processo seja feito gradativamente durante o ensino médio. Porém, se o aluno ainda não fez uma opção de carreira, ele ainda pode pensar em alguns pontos importantes para auxiliá-lo nesse processo”, explica Simone Bellan. A psicóloga elenca, também, algumas dicas para quem está em dúvidas em qual profissão seguir:

Autoconhecimento - Procurar refletir sobre quem você é, suas características, interesses, habilidades, preferências, comportamentos e atividades que gosta de realizar. Fazer listas ajuda a pessoa a organizar as ideias.

Pesquisar sobre as profissões e seus respectivos cursos - Pode-se obter mais dados fazendo pesquisas nos sites das faculdades, manuais de vestibular, redes sociais ou guias de profissões, para entender quais aspectos do curso mais gosta, principais disciplinas contempladas na grade curricular.

Conversar com um profissional - Saber o que o profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado de trabalho e como é o curso daquela área.

“Quanto melhor conhecer do universo da futura profissão e sobre si mesmo, mais saberá se tem afinidade com a área que pretende atuar. De certo que, quanto mais informações acumular, mais segurança terá para se decidir”, conclui Simone Bellan.

Medo de escolher a profissão errada

É comum os jovens se sentirem em dúvida sobre qual profissão escolher, pois ainda existe o peso da “escolha para toda a vida”. Do mesmo modo que esta decisão é importante, deve-se considerar a possibilidade de trilhar outros caminhos que não sejam o escolhido hoje. 

A psicopedagoga Carolina Pereira explica que o medo de ter escolhido a profissão errada vai acontecer quando o candidato não escolhe por ele mesmo a profissão que deseja seguir, ou, quando cede às pressões de fazer um curso superior que não tem afinidade somente para estar cursando.

“Reforço a importância de fazer um curso que tenha interesse, pois cursar apenas porque sua nota deu não vale a pena. Isso pode gerar frustração e desmotivação, e, até mesmo, a desistência durante o curso”, explica a especialista em psicopedagogia.

A psicóloga Simone Bellan orienta os alunos a buscarem o maior número de informações possíveis para tomarem a melhor decisão que pode ser feita, dentro dos recursos e possibilidades que a pessoa tem no presente momento. 

“Oriento os alunos a buscarem o maior número de informações sobre sua área de interesse. Pois, assim como estamos em permanente construção, assimilando novas ideias, desenvolvendo novos interesses, pode ser que a escolha profissional de hoje, não seja mais a mesma no futuro. Assim como somos afetados a cada dia com novas opções de profissões que são criadas, talvez ocorra a opção por mudar de carreira”, conclui a orientadora profissional do Colégio Poliedro.

COMENTÁRIOS dos leitores