Além da Covid-19: veja temas atuais que podem cair no Enem

Crise econômica entre Estados Unidos e China é um dos assuntos

por Ruan Reis dom, 29/03/2020 - 14:30
Pixabay Processo de globalização permite o relacionamento entre assuntos de diferentes países Pixabay

Para aprimorar os estudos neste período de isolamento devido à pandemia do coronavírus no Brasil, candidatos devem ficar atentos aos assuntos da atualidade que poderão cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020. Além da própria doença Covid-19, outras temáticas podem aparecer na prova.

O professor de geografia e atualidades Rodrigo Morato não descarta a possibilidade do coronavírus cair na prova do Enem e fala sobre a relação da Covid-19 na visão geográfica. “Pode ser abordado o clima e sua influência na contaminação. Já existem até alguns estudos falando disso, mas vale lembrar que a situação da aglomeração urbana pode influenciar ainda mais na propagação da doença”, explica Morato.

Já para Filipe Melo, educador de geografia e atualidades, no âmbito mundial, além do coronavírus, podem cair na prova de atualidades do Enem a crise da Venezuela e os refugiados no Brasil e no mundo. Ele ainda pontua os incêndios florestais que aconteceram na Austrália e na floresta amazônica. “Atualidade antiga é como o Enem gosta de trabalhar, pois geralmente coisas que acontecem muito próximo do exame, não caem na prova”, alerta.

O professor Filipe Melo ainda ressalta que pode cair assunto relacionado às Fake News. “Esse assunto foi o que mais chamou a atenção nas eleições estadunidenses e brasileira”, argumenta. No âmbito nacional, ele elenca os seguintes temas: “as reformas da previdência, tributária e trabalhista, o sistema prisional brasileiro superlotado, a operação Lava Jato, pois mesmo um pouco esquecida, trouxe bastantes mudanças no cenário político e econômico. Além da mobilidade urbana que ainda é um desafio para as autoridades nacionais, pois cada vez o nosso trânsito só faz piorar”, conclui.

Confira, a seguir, as dicas elencadas pelo professor Rodrigo Morato sobre possíveis temas em atualidades que podem cair no Enem além da Covid-19:

1 - Papel do Brasil no mercado internacional

“Quando falamos do papel do Brasil no mercado internacional, é muito relacionado às commodities. O país, a cada ano que passa, se torna mais especialista em commodities agrícolas, por exemplo. A nação vai ter um crescimento só em 2020 de mais de 200% na produção de soja. Por isso, pode cair qual é o papel do Brasil nesse mercado internacional voltado para as commodities.”

2 - Desastre ambiental na Amazônia

“Em relação ao desastre ambiental na Amazônia, eu aposto mais para consequência socioeconômica, uma vez que, ano passado, já caiu uma questão relacionada aos rios voadores. Podem ser abordadas a relação de produção e a relação do avanço das fronteiras agrícolas, no qual esse ganho econômico acaba interferindo diretamente na relação ambiental, e, por último, como o mundo enxergou o Brasil no combate ao incêndio, pois vimos reações contrárias como os países da Noruega, Alemanha, e, inclusive, países que ameaçavam romper relações comerciais”.

3 - Brexit

“Com relação ao Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, que acabou sendo oficializada em Janeiro de 2020, pode cair justamente na compreensão das consequências econômicas e sociais dessa saída, pois o Reino Unido é uma grande economia que sai do maior bloco econômico do mundo. Dentro disso, pode ser abordado como os outros blocos mundiais, como o Mercosul, por exemplo, podem encarar essa saída, assim como pode ser questionado como ficam os blocos econômicos em relação aos países membros”.

4 - Crise econômica entre Estados Unidos e China

“Outra questão que pode cair no Exame é a relação econômica entre Estados Unidos e China, ou seja, a crise econômica que eles vivem. Essa guerra comercial entre ambos, com barreiras econômicas e práticas protecionistas, pode ser abordadoa. Dentro desse viés, podem cair na prova as consequências dessa guerra de mercado para o mundo, pois temos países emergentes como o Brasil, por exemplo, sentindo essa crise. A China está mais voltada para combater o mercado norte americano, e, como consequência disso, pode vir a deixar de ter parcerias muito importante em setores estratégicos para o Brasil; lembrando que o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil”.

O professor Rodrigo Morato enviou um vídeo ao projeto Vai Cair No Enem, produzido em parceria com o LeiaJá. Assista:

COMENTÁRIOS dos leitores